11/30/2006

Político russo vítima de envenenamento ?


Antigo primeiro ministro russo hospitalizado com doença misteriosa.

24 de Outubro um ex primeiro ministro russo esteve a um passo da morte.

Alexander Gaidar o arquitecto das reformas liberais na Rússia no início da decada de 90 encontrava-se em dublin a apresentar um livro de sua autoria.
O periodico moscow news refere que Gaidar começou a vomitar e a sangrar do nariz.

“ Abandonou a tribuna e perdeu o conhecimento “ - Afirmou a sua filha Maria Gaidar . “ Os médicos temiam pela sua vida “.
Gaidar caíu doente após ter tomado pequeno almoço.
Anatoly Chubais um amigo de Gaidar, afirmou : No dia 24 de Novembro Gaidar esteve às portas da morte . Isso aconteceu devido a doença natural ? A julgar pelo que dizem os melhores médicos, que conhecem a situação em primeira mão a resposta é não.”.
Anatoly Chubais é o presidente da companhia electrica estatal russa e politico russso que ocupou importantes cargos governamentais na década de 90
Gaidar foi levado para o hospital em Dublin , onde passou a noite.
No dia seguinte teve alta.
Domingo dia 25 , noticia a AFP , Gaidar dava entrada num hospital em Moscovo.
“ A morte de Gaidar seria muito conveniente para quem deseja uma mudança não constitucional do poder na Rússia”. – Afirmou Chubais.
A filha de Gaidar declarou ao jornal russo kommersant que os médicos estavam a inclinar-se para a conclusão de que o problema de saúde de Chubais havia sido provocado por envenenamento .
O presidente Putin telefonou a Gaidar desejando-lhe um rápido restabelecimento.
Um ex agente dos serviços federais de segurança Gennady Gudkov e menbro da comissão de segurança do parlamento afirmou não terem base as teorias de conspiração .
A morte de Litvinenko desencadeou uma mania de envenenamentos . Isso levou a que alguns caracterizassem os problemas de saúde de Gaidar como tendo sido causados por veneno , referiu Gennady Gudkov
Muitos criticos do Kremlin estão vivos – Referiu Gudkov .
Zhirinovsky um líder ultra nacionalista russo culpou as potências estrangeiras pelo estado de saúde de Gaidar.
Essas potências pretenderiam desestabilizar a Rússia e criar uma atmosfera de suspeição em vésperas das eleições parlamentares de 2007.

Para regressar ao meu jornal clique aqui