11/26/2006

Israel e Presidente Palestino concordam num cessar fogo .

25 de Novembro de 2006 Tanque Israelita deixa a faixa de Gaza e retira-se para Israel.
O Presidente Palestino Abbas e o Primeiro Ministro Israelita Olmert acordaram num cessar fogo , a vigorar a partir das 6 horas da manhã de Domingo , hora lisboa. O Hamas afirmou que os grupos palestinos estavam decidos a respeitar o acordo mas foguetes palestinos foram disparados de Gaza violando a trégua.


Sábado à noite numa conversa telefónica o Primeiro ministro Israelita e o presidente da autoridade palestina concordaram num cessar fogo em Gaza.
Forças militares Israelitas no norte de Gaza evacuaram o enclave .
Às 4 da manhã de Domingo 26 de Novembro, hora de Lisboa, entrava em vigor o cessar fogo.



Jovens palestinos correm numa colina de Beit Lahiya, Faixa de Gaza, após as forças Israelitas terem retirado da Zona, 26 de Novembro de 2006 .


26 de Novembro de 2006 :
Soldados israelitas no cimo de um veículo blindado perto do Kibutz Mefalsim, mesmo junto à fronteira com Gaza ,após retirada Israelita.
-------

Foguetes Qassam atingem Israel

Horas depois da entrada em vigor do acordo , foguetes Qassam atingiram Israel , vindos de Gaza.
A ala militar do Hamas a Jhiad Islâmica reevindicavam o lançamento dos mísseis artesanais.


Foto arquivo : Foguetes artesanais palestinos em Gaza



Em Sderot, junto da fronteira de Israel com Gaza polícias Israelitas recolhem foguete artesanal disparado por palestinos , já depois de ter entrado em vigor cessar fogo arquitectado por o presidente Abbas e o primeiro ministro Olmert.
___________



Palestinos e Israelitas reagem às violações da trégua

Não obstante o facto da ala militar do Hamas ter reevindicado o lançamento de Qassams um porta voz do Governo do Hamas , Ghazi Hamad afirmou que todos os grupos armados respeitariam o acordo.
" Estamos a esforçarmo-nos a 100% para que isto funcione mas não existe garantia de que consigamos resultados a 100% " - Afirmou ele.

Um elemento próximo do presidente Abbas afirmou referindo-se aos foguetes disparados contra Israel :
Isto é uma violação e o Presidente Abbas chama é isso que chama a este acto e apela para que o acordo seja cumprido , no interesse do povo palestino.".
Olmert por seu lado afirmou que Israel mostraria contenção .

" Embora ainda ocorram violações do cessar fogo , dei instruções para que não se responda , dei instruções para que se mostre contenção e dê uma oportunidade para que o cessar fogo se concretize ".

Um porta voz do governo Israelita afirmou porém : " Esperemos que estes ataques traduzam só as dificuldades iniciais para implementar o cessar fogo. Se Israel fôr atacado no futuro , responderá. Se existem facções palestinas que não concordam com a trégua não é fácil ver como esta se poderá manter ".

O Primeiro ministro palestino Ismael Hanyie do grupo Hamas , reúne-se com o deputado seu gabinete com representantes de grupos palestinos e o deputado independente Mustafa Barghouti.

Forças de Segurança Palestina deslocam-se para junto da fronteira

Forças de Segurança palestinas começaram a deslocar-se para a fronteira entre Gaza e Israel por forma a impedir que militantes palestinos continuem a disparar contra Israel.
Dias atrás morreram dois Israelitas vítimas de foguetes disparados de Gaza e desde Junho morreram mais de 250 palestinos em acções Israelitas no enclave .



Dia 26 polícias palestinos fieis ao presidente Abbas deslocaram-se para o norte da faixa de Gaza para impedir o disparo de foguetes palestinos contra Israel


Para regressar ao meu jornal clique aqui