11/25/2006

Derradeira declaração de Litvinenko no leito da morte responsabiliza Putin . Este reage em Helsinquia


A seguinte declaração é da autoria de Litvinenko e foi assinada por este pouco tempo antes de perder a consciência e morrer

" Gostaria de agradecer a muitos. Gostaria de agradecer aos médicos enfermeiras e pessoal hospitalar que estão a fazer o melhor por mim.
Gostaria de agradecer à policia Britânica que está a investigar o meu caso com vigor e profissionalismo e me tem protegido a mim e à minha família.
Gostaria de agradecer ao governo Britânico por me ter acolhido.
Sinto-me honrado por ser um cidadão britânico .
Gostaria de agradecer ao público britânico pelas suas mensagens de apoio que me têm enviado e pelo seu interesse pela minha desdita.
Gostaria de agradecer à minha mulher Marina que tem estado ao meu lado.
O meu amor por ela e o meu filho não tem limites.
Aqui deitado ouço porém o bater das asas do anjo da morte.
Talvez lhe possa escapar mas as minhas pernas não correm tanto quanto eu desejaria.
Penso pois que é altura de dizer uma ou duas coisas à pessoa que é responsável pelo estado em que me encontro .
Você poderá conseguir silenciar-me mas isso para si terá um preço .
Revelou-se tão bárbaro e desumano quanto os seus maiores criticos o afirmavam.
Mostrou não ter respeito pela vida , pela liberdade ou por qualquer outro valor de um ser humano civilizado.
Mostrou não merecer o cargo que exerce.
Mostrou não merecer a confiança de homens e mulheres civilizados.
Pode ter conseguido silenciar um homem mas os protestos do mundo , Senhor Putin , ecoarão aos seus ouvidos pelo resto dos seus dias.
Que Deus lhe perdoe não só que me fez a mim mas também o que fez à Rússia e ao seu povo".

Putin numa conferência de imprensa, 24 de Novembro de 2006, em Helsinquia.

Putin reage à morte de Litvinenko.

Na cimeira de Helsinkia Putin reage à morte de Litvinenko.
Quando numa conferência de imprensa na Cimeira de Helsínkia lhe fazem uma pergunta àcerca da morte de Litvinenko, Putin responde:

" A morte é sempre um acontecimento trágico . Apresento as minhas condolências aos amigos e família do Senhor Litvinenko "-Afirma Putin.
Tanto quanto sei o relatório da morte não afirma que Litninenko tenha sofrido uma morte violenta. Se assim é não hà razão para especulações.

/............/

Tenho esperança que as autoridades britânicas não encoragem escândalos políticos infundados. Caso seja necessário as autoridades russas , investigadores e magistrados , darão apoio à investigação.


Quando um jornalista refere à declaração deixada por Litvinenko, Putin responde:

" Se a mensagem foi escrita antes da morte do Sr Litvinenko , pergunto-me porque é que ela não foi tornada pública enquanto ele estava vivo. Se a mensagem foi escrita após a sua morte..,que çposso eu dizer ? Quem fez isso não é Jesus Cristo e Litninenko não é Lázaro. É pena que acontecimentos tão trágicos quanto a morte sejam usados para fins de provocação política".

Putin refere-se a Lázaro e Jesus Cristo.
Cristo resuscitou Lázaro.
Putin pretende assim dizer que Litvinenko está morto e não poderá ser resuscitado.
Esta frase pode ter um sentido literal ( Litvinenko está morto e bem morto e não voltará à vida ) ou pode ter um sentido figurado : Ao se escrever a suposta nota de Litvinenko pode estar-se a tentar fazer ressuscitar a campanha que Litvinenko fazia contra Putin. Porém isso será impossível de conseguir. Essa campanha está morta.
Putin pode ter dito que Litvinenko estava morto e bem morto em sentido figurado.
De facto litvinenko constantemente denunciava as politicas de Putin.
Com a morte do autor ,morreu essa campanha.
Pode ter sido esse o sentido das palavras de Putin.
Não é a primeira vez que Putin dá respostas surpreendentes.
No fim de uma cimeira europeia quando , numa Conferência de Imprensa, um reporter do Le Monde lhe faz uma pergunta sobre os direitos humanos na Chechénia, Putin resposte :

" Caso queira tornar-se um muçulmano radical e quiser fazer uma circuncisão pode vir a Moscovo . Eu recomendarei que lhe façam uma operação de forma a que nada mais lhe volte a crescer ".

Para regressar ao meu jornal clique aqui

Para ler os comentários de Putin em 2002 clique aqui





Nota : A ùltima parte do discurso de Putin foi encontrada em noticia da agência russa Tass.
Reproduz-se o texto em inglês.

If the note was really written before the death of Mr. Litvinenko, I wonder why they did not make it public while he was still alive,” Putin said. “If the note appeared after the death, what comments can be made? People who did that are not the Lord, while Mr. Litvinenko is not Lazarus. It is a pity that such tragic events as death are being used for political provocative acts,” he said.