11/19/2006

Palestinos em Gaza fazem escudo humano para proteger casa de militante contra ataque de Israel

Palestinos no terraço da casa de Mohammedweil Baroud, Lider dos Cómites de Resistência Popular , 19 de Novembro de 2006. Centenas de palestinos concentraram-se na casa do militante após a família deste ter recebido dos militares Israelitas ordem para evacuar a casa já que iria ocorrer ataque aéreo .
O ataque aéreo foi cancelado.

Palestinos no terraço da casa de Mohammedweil Baroud, Lider dos Cómites de Resistência Popular , 19 de Novembro de 2006.


Já de dia , domingo dia 19 de novembro, mulheres palestinas no terraço do mesmo edifício.


________





Nos ùltimos meses Israel tem destruído habitações de militantes palestinos. Antes porém de disparar contra o alvo , o exército Israelita avisa os habitantes da casa para abandonar o local.
Eles fazem-no.
Hoje porém isso não aconteceu.
Após telefonema do exército Israelita avisando de que habitação de um militante iria ser alvejada centenas de palestinos convergiram para o local e entraram na habitação ou colocaram-se no tecto fazendo de escudos humanos.

É a segunda vez em poucas semanas que civis palestinos fazem de escudos humanos para salvar militantes ou neste caso , a habitação deste.

Dia 4 de Novembro dezenas de mulheres em Gaza salvaram militantes palestinos que se encontravam cercados numa mesquita de Beir Anoun.

Agora dezenas de civis protegem casa de militante palestino.

Desde que Israel retirou de Gaza e desmantelou os colonatos ,palestinos e Israelitas encontram-se envolvidos em hostilidades.

De Gaza militantes palestinos disparam misseis artesanais contra cidades Israelitas.
Israel responde com ataques de misseis contra militantes palestinos ou com ataques de artilharia contra locais de onde os militantes palestinos disparam misseis .
Civis palestinos têm sido vitimas dos ataques Israelitas.
Dia 8 de Novembro um ataque de artilharia de Israel provocou a morte de 20 civis palestinos civis.
Israel lamentou o sucedido e após um inquérito afirmou que o acidente se havia devido a um erro do computador que controlava a peça de artilharia.
Nos dias seguintes militantes palestinos disparam numerosos Qassams contra Israel e no dia 15 um míssil palestino matou uma civil israelita de 57 anos na cidade Israelita de Sderot.


Uma Israelita toca no corpo coberto de Faina Slutzker de 58 anos, morta por um missil Qassam disparado de Gaza.

_________


Vários palestinos morreram em ataques israelitas desde a tragédia de 8 de Novembro em que 20 civis morreram em poucos minutos.

Domingo 19 vários Israelitas são feridos por mísseis de ataques Qaasam disparados de Gaza.



Said Hahjuj de 20 anos , membro da frente democrática para a libertação da palestina , 18 de novembro de 2006





ONU


Sábado dia 11 os estados unidos vetam uma resolução apresentada pela Qatar ao conselho de segurança da ONU.
Dias depois , na Sexta Feira 17 , a Assembleia das nações unidas aprovou resolução onde se afirma que Israel deve cessar todas as operações “ nos territórios ocupados “, incluindo Jerusalem Ocidental incluindo Jerusalem Ocidental.
Israel considera esta cidade a sua capital.

Para ler notícia de escudos humanos clique aqui
Para regressar ao meu jornal clique aqui