11/14/2006

Crime contra a Humanidade
Sri Lanka recruta crianças-soldado
Na onda de violência que assola o Sri Lanka, tanto o Governo como os rebeldes são acusados de utilizar menores como combatentes nos seus grupos armados. O Governo nega «veementemente» qualquer acusação

Ver artigoVer relacionados

O Governo do Sri Lanka é acusado de recrutar crianças como combatentes para lutar contra os rebeldes Tigres do Tamil, afirmou um oficial da ONU. Pelo seu lado, a facção de Karuna - dos Tigres do Tamil - também são acusados de usar crianças nos combates.

O governo afirma-se «pertubado» por estas acusações - que considera totalmente infundadas - assim como o porta-voz dos rebeldes, afirmando que o grupo oferece protecção às crianças que fugiram dos combates.

No entanto, Allan Rock, conselheiro especial da ONU para as crianças em grupos armados afirmou que as forças governamentais têm rodeado crianças do Tamil visando a sua integração nos conflitos. «Encontrámos evidências directas e indirectas de cumplicidade e participação», declarou Rock. A BBC reportou esta queixa contra o governo do Sri Lanka – a primeira feita contra o Estado – após 10 dias de pesquisa de factos.

Allan Rock referiu crianças de 13 e 14 anos, raptadas das suas aldeias, e que nenhuma investigação destes raptos foi levada a cabo pelas forças oficiais do país. Afirmou ainda que existiam diversas testemunhas para apoiar as suas acusações, e que tanto o governo como os rebeldes vão continuar a recrutar menores, independentemente da lei.

O governo do Sri Lanka , em decreto, afirmou que as alegações de Rock são «lamentáveis».«As forças de segurança», pode ler-se no documento, «negam veementemente qualquer envolvimento com os raptos». O presidente, Mahinda Rajapaske, prometeu uma investigação aprofundada do caso.

Mais de dois mil civis foram mortos durante a violência que tem assolado o Sri Lanka no presente ano. Os Tigres do Tamil estão a lutar pela sua independência, a norte e a este do país, alegando que sofreram décadas de discriminação.



dg

com agências