11/14/2006

As crianças soldado do Sri Lanka

Uma criança soldado dos Tigres Tamil


Segunda Feira um representante da ONU acusou as autoridades do Sri Lanka de ajudar um grupo de guerrilheiros a recrutar crianças para servir nas suas fileiras.

Duas das principais etnias são os Cingaleses e os Tamil.
Os Tigres Tamil , um movimento que luta pela Independência dos Tamil , formou-se em 1972.
Desde o início dos anos 80 que ocorre um conflito os tigres tamil e forças Governamentais.
Em 2002 é assinado um cessar fogo.
Hà esperança de que a paz chegue.

Os Karuna

Em 2004 o mais importante comandante militar dos tigres Tamil - o Coronel Karuna - separara-se do resto grupo .

Agora os combates regressaram ao Sri Lanka.
Durante o ano de 2006 os combates entre forças do Governo rebeldes Tamil e milícias Karuna intensificaram-se.

Representante da ONU denuncia cumplicidade do Governo

De visita à ilha representante da ONU Allan Rock , afirmou que a sua missão ao Sri Lanka havia encontrado provas suficientes de que elementos das forças de segurança do governo estavam a ajudar as milícias Karuna a raptar crianças .
“Encontrámos provas directas e indirectas da participação de forças governamentais no rapto de crianças “ – Afirmou o funcionário da ONU.
Segundo organizações não governamentais citadas pelos times de londres entre março e Outubro de 2006 os Karuna raptaram entre 300 e 900 crianças de 12 anos para cima .
Segundo o representante da ONU que chefia a missão ao Sri Lanka o Presidente do País prometeu iniciar uma investigação e punir os culpados.

Tigres Tamil também recrutam crianças

Também os tigres Tamil de que Karuna era o mais importante chefe militar , recrutam crianças , muitas vezes à força.
De acordo com a UNICEF desde 2001 os tigres Tamil incorporaram nas suas fileiras cerca de 5 mil crianças.
Em 2005 a unicef , nos primeiros 9 meses do ano , documentou o recrutamento de 483 menores de 18 anos.
O recrutamento incide sobre crianças de 11 , 12 anos, segundo relatório do Human Rights Watch de Novembro de 2004.
Os soldados do Sri Lanka chamaram a um batalhão o batalhao dos bébés tal o número de crianças que le participa.

Segundo o relatório do Human rights watch de 2004 , Os tigres tamil visitam regularmente as familias e informam-nas de que têm de contribuir com um filho para o movimento.

Caso isso não aconteça as crianças podem ser raptadas e é isso que frequentemente acontece.
Familias emigraram para a India para salvar os seus filhos.

No mês passado , na zona de baticaloa 54 crianças foram raptadas pelos tigres tamil , refere a wikipedia.
Nos campos de treino as crianças são submetidas a uma rigida disciplina.

Testemunho real

Relatório do Human Rights Watch .
“ Eles levaram o meu irmão mais novo. . Ele regressava do mercado quando foi levado. Fui ter com eles e implorei : “ Dei-vos anos da minha vida e sacrifiquei a minha saúde. Por favor : Deixem regressar o meu irmão. Ele é o ùnico que cuida de mim e que me ajuda “. Eles não o libertaram e ameaçaram executar-me se eu denunciasse o caso às organizações não governamentais “. Também me disseram que eu tinha de me voltar a alistar . É assim que me recompensam por todo o tempo da minha vida que lhes dei ? Porque é que me fazem isto ? “.

Rapariga de 16 anos que ficou deficiente por ferimentos sofridos em combate enquanto membro dos tigres Tamil.


Os tigres Tamil recrutavam e recrutam crianças e agora o seu principal comandante militar que se separou do grupo continua a fazer o mesmo .




Para regressar ao meu jornal clique aqui

Para ler outro artigo sobre o Sri Lanka clique aqui