11/13/2006

11 13 06 Ministro do Ambiente libanês demite-se

Sexta baixa desde sábado
Ministro do Ambiente libanês demite-se
O ministro do Ambiente libanês, Yacoub Sarraf, próximo do Presidente pró-síria Emile Lahud, anunciou hoje a sua demissão, após cinco outros membros xiitas do Governo terem resignado no sábado

Ver artigo

De acordo com agência de notícia oficial libanesa, o ministro Sarraf en tregou a carta de demissão ao primeiro-ministro Fuad Saniora.

«Não me revejo a pertencer a uma autoridade constitucional na qual uma facção inteira está ausente», afirmou Sarraf na carta.

A demissão do ministro do Ambiente surge depois de o Governo ter planeado uma reunião após o anúncio do Presidente Emile Lahud, de que o Executivo tinha perdido a sua legitimidade com as demissões dos ministros.

O primeiro-ministro recusou sábado o pedido de demissão dos cinco ministros xiitas do Governo, três do Amal, que ocupam as pastas da Agricultura, Saúde e Negócios Estrangeiros, e dois do Hezbollah, responsáveis pela Água e Energia e pelo Trabalho.

Na origem dos pedidos de demissão estará o fracasso do «diálogo nacional» entre os principais líderes políticos e religiosos do país.

Lusa
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=8980