11/10/2006

Mundo reage à vitória democrata


Muitos na Europa regozijaram-se com a derrota republicana nas eleições americanas.
" Os americanos estão a aperceber-se que se não pode basear uma politica de um país em paixões e reflexos nacionalistas " - Afirmou
Jean Pierre Charpemtrat , uma personalidade francesa citada pela Time.
" Não se pode enganar toda a gente durante o tempo inteiro e é isso que a administração Bush está a descobrir neste momento".
Laurent Fabius ex primeiro e um possivel candidato à Presidência em 2007 afirmou que um número apreciável de americanos se havia apercebido de que Bush lhes havia mentido.
François fillion um politico conservador francês ,afirmou : Estou feliz por ver a politica externa america criticada pelo povo americano porque essa politica é má ".
Um parlamentar trabalhista britânico , afirmou :


" Tal como aconteceu na Inglaterra , o público nos estados unidos sentiu que havia sido mal aconselhado , enganado e Ignorado.".
No guardian de Londres o comentador Martin Klette ,escreveu :: A Alegria pode ser ouvida não só na américa mas por todo o mundo ".
Numa declaração extraordinária mais de 200 deputados socialistas do Parlamento europeu afirmaram numa declaração que o resultados das eleições americanas era o inicio do fim de um pesadelo de seis anos para o mundo ".
Hugo Chavez também se regojijou com os resultados eleoitorais nos estados unidos.
" É um voto de reacção contra a guerra no Iraque e contra a corrupção dentro da Administração Bush " - Afirmou em Caracas Hugo Chavez " estes resultados enchem-nos de optimismo ".
Informado da Demissão de Donald Rumsfeld durante a entrevista, Hugo Chavez afirmou :
" As cabeças começaram a rolar . Bush devia-se demitir e Rumsfeld deveria ir para a prisão".
Os democratas são tradicionalmente mais protecionistas que os republicanos.

Preocupação no Médio Oriente ...

A China manifestou preocupação em que a ascenção dos Democratas tivesse como consequência um aumento dos entraves à entrada de produtos chineses no mercado americano.
" O partido Democrata .., protegerá os interesses das pequenas e médias empresas americanas e isso poderá produzir um impacto nas relações comerciais entre a china e os estados unidos " - Afirmou Zhang Guoqing da Academia chinesa de Ciências Sociais.
O comentador Mustafa Alani um iraquiano Analista do Centro de Pesquisa do Golfo , no Dubai , afirmou que a retirada norte americana do Iraque podia representar um desastre para toda a região.
O ministro dos Negócios Estrangeiros Saudita dias atrás também alertou para o facto de que uma brusca retirada das tropas norte americanas do Iraque poderia mergulhar a região num desastre.

No iraque enquanto uns se regozijavam com a vitória democrática outros mostravam-se receosos com as consequências da mesma.

Um grupo Iraquiano armado anti americano congratulava-se com a demissão de Rumsfeld afirmando que esta havia sido uma vitória para a resistência do Iraque.
Um respeitado politico iraquiano , Mehdi al-Hafed, afirmou :

" Se os Estados Unidos retirarem o Irão toma conta do Iraque . É tão simples quanto isso. Os americanos têm de se interrogar se isso é aceitável para eles".


Para regressar ao meu jornal clique aqui


Para ler artigo noticiando a vitória democrática clique aqui

Para ler texto sobre a demissão de Rumsfeld Clique aqui