11/10/2006

Opinião : Pode acreditar-se nos media?


Podemos acreditar nos media ? A resposta parece ser não.
O leitor a seguir pode ver duas notícias ( uma da Associated Press outra da Time ) , que dizem exactamente o oposto.
Ambas as noticias se referem à reacção dos Iraquianos à demissão de Rumsfeld.

A notícia da AP intitula-se:

Iraquianos Celebram Partida de Rumsfeld.

Por SAMEER N. YACOUB, Jornalista da Associated Press

Quinta Feira Nov 9, 6:33 AM ET

Na quinta Feira Iraquianos comemoraram a demissão do secretário da Defesa Norte Americano Donald Rumsfeld , culpando-o por fracassos políticos e escandalos que ,segundo afirmam , ajudaram a desencadear a violência sectária que destroi o seu país.

" A demissão de Rumsfeld mostra a escala dos problemas provocados pela américa no Iraque " - Afirmou Ibrahim Ali de 44 anos que trabalha no ministério do Petróleo. " Os esforços dos políticos americanos para encobrir os seus fracassos , já não funcionam ".- Afirmou.
/......../

" A demissão de Rumsfeld é um passo positivo porque ele não conseguiu manter a segurança no Iraque " Afirmou Saad Jawad , um ex oficial do Exército que trabalha também no ministério do petróleo.


Muitos iraquianos culpam Rumsfeld por provocar a emergêrcia de insurrectos sunitas e milicias shiitas ao desmembrar o exército iraquiano , após a queda de Saddam Hussein em 2003.


Embora essa ordem tenha sido de facto dada por Paul Bremer , o administrador Norte Americano do Iraque na altura, a condenação de Rumsfeld por um acto de que ele não foi autor revela quão generalizada é a identificação de Rumsfeld com as fracassadas politicas americanas no Iraque.

" Estou feliz com a demissão de Rumsfeld porque ele teve um papel preponderante no desmembremamento do exército iraquiano . Ele esteve envolvido na construção de um novo exército baseado em grupos sectários" - Afirmou Louai Abdel Hussein , um Shiita dono de uma pequena loja em Baghdad.
/.........../


Isto é o que nos diz o Jornalista da AP.

Vejamos agora o que nos revela um jornalista da Time


Como a Demissão de Rumsfeld está a ser recebida no Iraque.


Por APARISIM GHOSH/BAGHDAD

Despacho : As noticias da partida do Secretário da defesa Norte Americano tiveram tiveram relativamente pouco impacto na maior parte dos Iraquianos. Mas eles esperam que a vitória dos democratas acelere a retirada das tropas americanas.

/........./

Ùnicamente uns poucos politicos iraquianos educados no ocidente entendiam o papel e o poder do secretário de estado da defesa norte americano.

A pessoa de Rumsfeld - a sua arrogância que tanto enfurecia os críticos nos estados unidos - desaparecia quando as suas declarações eram traduzidas para arábico.


Para a maior parte dos Iraquianos a guerra do Iraque era a guerra de Bush e Rumsfeld era simplemente alguém encarregue de implementar as ideias do Presidente.

Em três anos e meio de estadia no Iraque raramente houvi o nome de Rumsfeld mencionado em conversas com politicos ou com cidadãos comuns.

Mesmo os Lideres insurrectos raramente se referiam ao seu nome. Nos seus videos ou comunicados Rumsfeld é mencionado ocasionalmente , mas nunca em discurso directo.

(Condolezza Rice talvez por ser mulher , é mencionada mais vezes).

Numa sociedade habituada a uma ditadiura a ideia de que alguém que não o Presidente pudesse ter peso na condução da politica externa é algo que não faz sentido.


Assim embora no Iraque exista um certo regozijo pela sua queda , a ideia de que os Iraquianos comemoram o fim do homem responsável por Abu Graib , como afirmam certos meios de comunicação ocidentais , é largamente exagerada.

(FIM CITAÇÃO)

Moral da história : Fazer bom jornalismo não é fácil.
Em primeiro lugar hà que procurar ser-se isento não deixando as próprias convicções infectarem os textos que se escrevem.

Ao atribuir aos iraquianos sentimentos que estes não têm os jornalistas distorcem a realidade.

Em segundo lugar não se pode acreditar no primeiro texto das agências que se lê.

Nuns textos lêem-se umas coisas.., mas noutro texto pode revelar-se-nos uma realidade bem diferente.

Para ler os textos integrais das notícias que transcrevo clique aqui