11/09/2006

Donald Rumsfeld Deixa O Cargo Secretário Estado da Defesa


Na sequência da derrota eleitoral sofrida pelos Republicanos o Presidente Bush anunciou que ele e o Secretário de estado Donald Rumsfeld haviam concordado com a saída deste ùltimo do cargo de Secretário da Defesa.
Ainda antes da invasão do Iraque Generais afirmavam que a força de invasão não seria suficiente para manter a ordem num país como o Iraque , uma vez derrotado Saddam.
Muito mais forças seriam necessárias,afirmavam muitos Generais..
A força de invasão era reduzida - 160 mil homens.
Muitos criticaram Rumsfeld por se não ter preparado para o dia a seguir à queda de Saddam.
À medida que a guerra se arrastava os democratas acusaram Rumsfeld de ser responsável pelas baixas norte americanas e responsabilizaram-no também pela degradação da imagem dos estados unidos no mundo.
Hà poucos dias um editorial do Army Times criticava duramente o Secretário da Defesa
" É Tempo de Rumsfeld Partir " .
Era este o título do editorial da publicação militar , 4 de novembro.
No editorial escrevia-se que Setembro passado o General Abizaid afirmara a uma comissão do Senado que caso a violência no Iraque não fosse parada , seria possível que o iraque se precipitasse na guerra civil.
No editorial do Army Times do passado dia 4 referia-se também que os militares haviam pedido mais dinheiro e tropas para o Iraque por forma a controlar a crescente violência.
No editorial podia ler-se que ao longo de dois anos os instrutores norte americanos das forças Iraquianas haviam afirmado que efectivos iraquianos não tinham sentido de identidade nacional e só faziam parte das forças de segurança por motivos económicos muitas vezes não se apresentando ao serviço .
A resposta de Rumsfeld era a de que as coisas estavam sob controle.
No editorial escrevia-se também que que o presidente manter o secretário de estado ,como havia afirmado desejar fazê-lo era um erro.

Outros afirmavam que Rumsfeld tinha um estilo ditatorial de chefia não ouvindo os militares.
Não obstante esta avalanche de criticas Bush afirmava hà poucos dias que desejava manter o seu secretário da defesa até ao fim do mandato.

A futura porta voz da câmara dos representantes afirmou que a Demissão de Rumsfeld foi provocada por dois acontecimentos.
O primeiro foram os artigos publicados em periodicos militares exigindo a demissão do secretário da defesa.
A futura Porta Voz da Câmara dos Representantes e terceira figura do Estado afirmou também que se congratulava com a saída de Donald Rumsfeld e esperava que o facto marcasse o começo de uma nova politica e não a continuação da mesma política como Bush tem afirmado desejar fazer.
O outro factor foi o voto popular nas eleições que demonstrou que o eleitorado desejava uma nova polítrica em relação ao Iraque.
No discurso de despedida a Rumsfeld Bush elogiou o secretário de estado ..
A carreira de Donald Rumsfeld é secretário é longa .
Rumsfeld foi secretário de estado duas vezes, (Uma aos 43 anos anos outra aos 68 anos ) , foi congressista ,embaixador americano na Nato, , Chefe de pessoas da Casa Branca e Gestor de duas grandes empresas.

Clique aqui para regressar ao meu Jornal


Clique aqui para ver o mesmo acontecimento noticiado por um website de informação nacional