11/04/2006

Detido esquadrão da morte no bairro xiita

Iraque
Detido esquadrão da morte no bairro xiita Sadr City de Bagdad
Forças de elite do exército iraquiano detiveram hoje no bairro xiita de Sadr City, na zona oriental de Bagdad, um esquadrão da morte acusado de sequestrar e assassinar civis e polícias, informou o comando militar norte-americano

Ver artigo

O grupo, composto por três pessoas, foi capturado após uma troca de tiros com as forças de segurança iraquianas, que contaram com o apoio de tropas dos Estados Unidos, refere uma nota.

A operação foi realizada no âmbito da campanha do primeiro-ministro ira quiano, Nuri al-Maliki, contra os grupos insurrectos e os denominados «esquadrões da morte».

Estes últimos são responsabilizados pela maioria dos raptos e assassíni os de milhares de pessoas, nos últimos oito meses, cujos cadáveres são encontrados diariamente em diferentes zonas do país, especialmente em Bagdad.

A actividade destes esquadrões aumentou desde 22 de Fevereiro passado, quando um grupo armado, presumivelmente sunita, destruiu à bomba a cúpula do importante santuário xiita da cidade de Samarra, a norte do capital.

Desde então aumentou a vaga de a violência sectária no Iraque, particul armente entre xiitas e sunitas, que constituem cerca de 60 e 20 por cento dos 27 milhões de habitantes do país, respectivamente.

Nesse quadro, os corpos de 83 alegadas vítimas de actos de violência de motivação confessional foram encontrados em diversos locais de Bagdad nas últim as 48 horas, informaram hoje fontes dos serviços de segurança.

«Nos dois últimos dias, 83 corpos foram descobertos em Bagdad», certificou o porta-voz do ministério do Interior iraquiano, general Abdel Karim Khalaf.

As ruas de Bagdad tornaram-se palco de violência diária por parte de es quadrões da morte rivais, ligados quer aos rebeldes sunitas, quer às milícias xiitas.

Dezenas de corpos são descobertos diariamente no Iraque, na sua maioria com vestígios de execução sumária e torturas.

Lusa