11/03/2006

O Sol Publica a Mesma Noticia

Site desactivado ontem
Estados Unidos ensinavam a fazer bomba atómica na Internet
Uma série de documentos iraquianos apreendidos durante a guerra, com informações suficientes para a construção de uma bomba atómica, estiveram até ontem disponíveis num site do Governo americano


Segundo hoje noticia o New York Times, o site visado tinha sido lançado por Washington no mês de Março, em resposta às criticas da oposição democrata de que a Casa Branca não tinha provas que justificassem a invasão do Iraque.

A administração Bush decidiu então disponibilizar na rede diversos documentos apreendidos no Iraque, durante a guerra, incluindo relatórios sobre o programa nuclear do regime de Saddam Hussein.

Os documentos em causa referem-se a actividades levadas a cabo antes da Guerra do Golfo de 1991.

Segundo vários especialistas ouvidos pelo New York Times, o material disponibilizado contitui um guia básico para a construção de uma bomba nuclear.

Quinta-feira à noite, Washington antecipou-se à publicação da notícia e retirou o site do ar. A explicação oficial foi que a suspensão da página se deveu a «uma revisão sobre se o seu conteúdo é apropriado ao público».

Na semana passada, a Agência Internacional de Energia Atómica enviou um protesto em privado ao embaixador americano, revelando preocupação quanto à possibilidade de países como o Irão terem acesso aos documentos.

O material, até ontem acessível a qualquer internauta, continha diagramas, equações e explicações extensas sobre a construção de uma bomba nuclear, incluindo o dispositivo detonador e o conteúdo atómico da arma.

Para além do dito documento, denominado Sumário de Progressos Técnicos do Antigo Programa Nuclear Iraquiano, estavam ainda disponíveis diversos documentos sobre armamento químico e biológico.

O site Operation Iraqi Freedom Document Portal, cuja criação foi directamente aprovada pelo Presidente George W. Bush, após pressão dos congressistas republicanos, esteve até ontem alojado neste endereço.

A poucos dias das eleições para o Congresso norte-americano, Bush vê-se acusado de participar indirectamente na proliferação de tecnologia nuclear.