11/04/2006

26 crianças mortas em ataques no Darfur


Os Janjawee
O nome janjawee significa homem com um cavalo e uma arma. Os janjawee são uma milicia armada utilizada pelo governo do sudão na sua luta contra a população africana de Darfur.
O conflito de Darfur opõe o governo do Sudão à população africana de Darfur.
Em Darfur as milicias Janjawee com apoio do governo do Sudão provocaram entre 70 e 400 mil mortos e dois milhões e meio de refugiados.






Foto tirada em 2004 . Aldeia destruída pelos Janjawee. Um ex Janjawee descreveu como o Governo do Sudão apoiava a milícia acusada de genocidio contra os não àrabes.
(AFP/File/Julie Flint)

Inicio do conflito

O conflito inicia-se quando as populações de darfour se revoltam contra o Governo do Sudão que acusam de negligenciar as populações africanas e beneficiar as populações àrabes.

No inicio do conflito os rebeldes atingem importantes vitórias .
Pouco tempo depois de um ataque rebelde contra base aérea onde dezenas de pilotos são mortos , o governo do Sudão começa a utilizar as milicias janjewee para destruir aldeias e expulsar a população africana de Darfour.
2 milhões e meio de sudaneses tornaram-se refugiados.
Mais de cem mil terão morrido.

Acordos de Cessar Fogo.
São assinados varios acordos de cessar fogo entre o Governo e movimentos rebeldes.
Nenhum desses acordos ,porém, traz a Paz.

Em 2004 chega ao Darfur uma força da União Africana para fiscalizar um cessar fogo.
Essa força expande-se para 4000 em 2005 .
Os observadores da União Africana mostram-se impotentes para impedir o conflito numa região quase tão grande quanto a frança.

Aprovada Força da ONU

Em agosto de 2006 o conselho de segurança das nações unidas aprova o envio de força de capacetes azuis de 20 mil homens mas o sudão opõe-se terminantemente à entrada dessa força no país.
" O sudão transformar-se-á num iraque se a força da ONU entrar no sudão" - Anuncia o presidente do País.

Dia 22 outubro o Governo Sudanês ordenou a expulsão do enviado da ONU .
Segundo o embaixador do Sudão essa expulsão deveu-se ao facto do enviado da ONU ter acusado o governo do Sudão de mobilizar milícias àrabes após ter sofrido pesadas derrotas militares.

Segundo o enviado da ONU a sua expulsão deveu-se ao facto de ele ter denunciado que o Governo Sudanês continua a optar por resolver o conflito através da força das armas.

Já esta semana ONU anunciou que esta semana Milicias governamentais sudanesas atacaram 8 acampamentos na região de Darfour , incluindo um com 3 500 refugiados que já haviam sido expulsos das suas aldeias.
27 crianças com idades inferiores a 12 anos são mortas nos ataques.
As agências noticiosas referem que 67 pessoas são mortas.
A associated Press noticia que pelo menos cem mil sudaneses morreram no conflito.


Para regressar ao meu jornal clique aqui