11/14/2006

Iraque
Militantes raptam 150 académicos e funcionários de instituto em Bagdad
Um grupo de 80 homens armados invadiu em Bagdad um edifício do Ministério do Ensino Superior, onde raptou mais de 150 pessoas, entre académicos, cientistas e diversos funcionários de um instituto de pesquisa. No parlamento, o ataque já foi considerado uma «catástrofe nacional»

Segundo a polícia iraquiana e diversas testemunhas, cerca de 80 homens armados chegaram em carrinhas pick-up a um instituto de pesquisa onde funcionava um observatório de luta contra a corrupção.

Os militantes utilizavam uniformes de uma unidade de elite do Ministério do Interior, possivelmente roubado, o que corresponde ao modus operandi da guerrilha xiita.

A operação de assalto foi «rápida», segundo diz o ministro do Ensino Superior. «Em apenas 10 ou 15 minutos, os atacantes passaram pelos quatro andares do edifício», revela Abed Theyab.

O grupo fechou todas as mulheres numa sala, e levou consigo mais de uma centena de homens, entre cientistas, professores, guardas e funcionários do instituto. Embora o Governo afirme que foram sequestrados tantos sunitas como xiitas, uma testemunha garante à Reuters que apenas os sunitas foram raptados.

No parlamento iraquiano, o chefe do comité para a Educação descreveu o ataque como «uma catástrofe nacional» e pediu ao Governo que aja rapidamente.

O ministro do Ensino Superior ordenou o encerramento imediato de todas as universidades, dizendo não estar preparado para «ver mais professores morrer».

As tropas americanas estão a ser duramente criticadas por mais uma aparente falha de segurança, naquele que é o maior rapto em massa de sempre no Iraque.


com agência