11/23/2006

Ataque Sunita em Baghdad provoca mais de 160 mortos Shiitas



Iraquianos ajudam vítimas de um ataque com veículos armadilhados na cidade de Sadr, Baghdad, em 23 de Novembro de 2006.No ataque mais mortífero desde o fim da guerra em 2003 ,Sunitas fizeram explodir 5 carros bomba e dispararam 2 ataques de morteiros contra a cidade de Sadr fazendo pelo menos 157 mortos e ferindo 257 ,afirmou a polícia Iraquiana.




Iraquianos afastam um corpo de uma carrinha após um ataque com veículos cheios de explosivos na cidade de Sadr , 23 de novembro de 2006

--------

Hoje seis veículos que se encontravam estacionados na cidade de Sadr , em Baghdad, explodem provocando mais de 160 mortos e centenas de feridos.
Cada veículo tinha mais de 100 quilogramas de explosivos.
A cidade de Sadr com mais de 2 milhões de habitantes shiitas é praça forte do exercito do mahdi responsabilizado por centenas de execuções de Iraquianos Sunitas em Baghdad e arredores.
O porta voz do ministério do interior Iraquiano afirmou na televisão que a população de Sadr City havia apanhado um sétimo carro conduzido por um suicida.
" Havia poças de sangue no meio da rua e vi crianças mortas " - Afirmou um fotógrafo que se encontrava no mercado quando um automóvel armadilhado explodiu.


" Dirigi-me para o local da explosão e um segundo carro explodiu por detrás de mim , mesmo junto aos escritórios de Al Sadr.

" Toda a gente corria e corpos estavam carbonizados enquanto outros se encontravam desmembrados".
Al Sadr é o chefe do exercito do Mahdi acusado por muitos sunitas e norte americanos de ser responsavel por inúmeras execuções de Sunitas.
Numa rua devastada chamas e fumo negro emergiam de carros destruídos.





Aproximadamente ao mesmo tempo homens armados disparam morteiros e armas ligeiras contra o Ministério da Saúde , um ministério shiita.
O ministro da saúde é fiel a Al Sadr o chefe de uma das milícias Shiitas .
Semanas atrás a ABC news revelava que os hospitais de Baghdad dependentes do ministério da Saúde se haviam tornado paraíso para os esquadrões da morte shiitas.
Os atacantes Sunitas dispersam com a chegada de helicópteros norte americanos.
Pouco tempo depois da cidade de Sadr eram disparados morteiros contra o bairro sunita vizinho.
Dez sunitas ficaram feridos , afirmou o Ministério Shiita da Saúde

Ainda na Cidade de Sadr , horas antes dos ataques sunitas , uma incurção norte americana na Zona resulta na morte de 4 Shiitas.

Dias atrás um militar norte americano é raptado por milicias Shiitas que procuram depois refúgio na Cidade de Sadr.

Depois são mais de cem funcionários Sunitas raptados de um ministério .
Também nessa ocasião os raptores buscam refúgio na cidade de Sadr.

Agora tropas norte americanas de quando em vez fazem incurções nessa parte da cidade .

Para regressar ao meu jornal clique aqui


Para ver mais artigos sobre as milicias de Al Sadr clique aqui