11/28/2006

Presidente do Iraque chega a Teerão


Presidente Iraquiano Jalal Talabani à esquerda fala com o seu homólogo Mamoud Ahmadinejad , durante um encontro oficial em Teerão , 27 de Novembro de 2006.


O Presidente do Iraque chegou a Teerão para um encontro com Ahmedinejad e o lider supremo Iraniano , o Ayatollah Kamenei.
A visita estava marcada para Sábado passado mas a violência em Baghdad fez adiar por dois dias a visita do presidente do Iraque ao Irão.

O tema das conversações será a violência no Iraque.

O Presidente do Iraque em conferência de Imprensa referiu que o seu país precisava da ajuda do Irão para combater o terrorismo no seu país
O Presidente Iraniano afirmou que a Nação e o Governo Iranianos estarão lado a lado com o seu irmão iraquiano e o Irão dará ao iraque todo o apoio necessário para que este país reforce a sua segurança“ .



O crescente Shiita.

Em 2004 o Rei Hussein da Jordânia afirmou ao Washington Post que o Irão desejava criar um crescente Shiita , isto é , uma àrea de influência no médio oriente que se estenderia do Irão, ao Líbano. O Iraque tal como o Irão é um país em que a maioria da população é shiita . No Líbano o Hezzbollah pro Iraniano é uma força que não pode ser ignorada.
A queda de Saddam , um inimigo do Irão , as receitas acrescidas do petrôleo e os êxitos no programa nuclear, vieram dar à liderança do Irão uma confiança acrescida.






A influencia do Irão no Iraque .

A maioria da população Iraquiana é Shiita, tal como a maioria da população no Irão.
Durante o tempo de Saddam a influência dos Iranianos no Iraque era reduzida.
Com a queda de Saddam muitos exilados Iraquianos no Irão regressam ao Iraque.
Os Shiitas que no tempo de Saddam se encontravam arredados do poder agora são poder , no iraque
Uma das principais milicias Iraquianas , o exército de Badr , foi treinada no Irão , ainda nos tempos de Saddam.

Noticias publicadas no Daily Telegraph em 2005 , referiam que do irão vinha um constante fluxo de armas para milicias Iraquianas Shiitas.
Em Março de 2005 o director da CIA também declarava ao congresso que o Irão fornecia armas a milícias Iraquianas.
Funcionários dos serviços norte americanos de informação disseram à ABC news em Março de 2006 que existiam provas de que o Irão estivesse a fornecer bombas cada vez mais letais aos inssurectos iraquianos.
Funcionários norte americanos afirmaram que as bombas utilizadas no iraque contra forças norte americanas se tornaram muito mais letais.

Dias atrás o secretário da defesa britânico Des Brown afirmou :

“ Provávelmente o vizinho do iraque mais influente é o Irão e o comportamento deste país continua a ser motivo de preocupação. Dentro do Iraque o Irão tem o poder de aumentar ou diminuir a temperatura , promover ou desencorajar o diálogo “.
“ O irão não está a usar bem a sua influência . No interior do Irão existem forças que apoiam grupos que nos atacam no Iraque e que também apoiam grupos que simplesmente promovem a violência sectária.”.
Outros observadores afirmam também que o Irão financia e arma milicias Shiitas no sul do Iraque.


Mina que os militares norte americanos afirmam ter sido fabricada no Irão


Destruição provocada por o novo tipo de mina iraniano num veículo blindado norte americano.
As minas conseguem penetrar a blindagem de um tanque





Poder regional



O Irão tem uma considerável força de mísseis balísticos , produz um avião de caça próprio .
O Irão é um poder em ascenção.
Vários comentadores referiram à CNN que ao convidar o primeiro ministro do Iraque para Teerão o Irão está a enviar a mensagem de que é uma potência regional e que não será possível resolver os problemas do Iraque sem a sua colaboração.



borderDomingo dia 26 , num discurso às milícias de voluntários Basijj Ahmedinejad afirmou: " A nação Iraniana está disposta a ajudar os estados unidos a pôr cobro à presente situação no Iraque. Porém tal ajuda será dada na condição de a américa deixar de se comportar como um rufia e revêr a sua política . Regressem ao vosso país."

"Têm de deixar de ameaçar , pressionar , insultar as nações .Hoje a vossa hegemonia está prester a desabar" - Afirmou ahmedinejad,noutro ponto do discurso.




Ahmedinejah fala às milícias de voluntários Basijj, 26 de Novembro de 2006

O Líder Supremo do Irão acusa os Estados Unidos

Khatami o Líder Supremo do Irão encontrou-se com o Presidente do Iraque .
As politicas americanas são a grande causa da situação que se vive no Iraque , afirmou o Líder do Irão.

" Aqueles que conspiraram contra o Ião [ os americanos] e cujos planos falharam , têm por objectivo desestabilisar a situação."- Afirmou o Lider supremo do Irão





"The main reason for the current situation in Iraq is America's policies," the television quoted Khamenei as telling Talabani, who is on the final day of a two-day visit.

"Those (the Americans) who plotted against Iraq, and whose plans have not materialized, are intent on destabilizing the situation. Their agents on the ground are terrorists, the excommunicated and former Baathists," the television quoted Khamenei as saying.






Para regressar ao meu jornal clique aqui



.