10/17/2006

Sanções contra a Coreia, mas.....



O conselho de segurança votou unanimemente a imposição de sanções à Coreia do Norte . Imediatamente a Coreia do norte rejeitou a resolução classificando-a como equivalente a um acto de gansterismo.


O Conselho de segurança da ONU aprovou sábado uma resolução que prevê sanções contra a coreia do norte em que se condena este país pela explosão nuclear que levou a cabo dias antes.
Na resolução apela-se a que todos os países impeçam a exportação de material militar, nuclear, ou items de luxo para a Coreia do Norte. A compra desses bens à coreia do norte é também proibido.
Na resolução apela-se também a que os países membros realizem accções de cooperação , incluindo a inspecção de carga para e da Coreia , por forma a implementar a resolução aprovada.
Para além disso são congeladas contas bancárias ligadas ao comércio de armas ou tecnologia nuclear.
Funcionários norte coreanos ligados ao projecto nuclear deverão também ser impedidos de viajar para outros países.
Pouco tempo depois de aprovada a resolução a China declarava que não iria inspeccionar a carga destinada à Coreia do Norte.
Porém passados dois dias o embaixador chinês Wang Guangya afirmava que o seu país procederia carga com destino e e vinda da coreia do Norte.
Esta declaração contradizia anteriores declarações.A Coreia do Norte entretanto afirmou ,segunda feira 17 de Outubro , que a resolução do conselho de Segurança era uma declaração de guerra.
Já dia 18 de outubro a Coreia do Norte classificou as sanções como acção equivalente a acto de guerra.
Essa declaração da Coreia do Norte fez analistas especularem que estaria eminente um segundo teste nuclear.
Dias atrás os estados unidos afirmaram que o teste nuclear coreano havia provocado uma explosão muito menor que a prevista , indiciando esse facto que algo havia corrido mal na primeira explosão.
Nessa altura os estados unidos referem que um teste nuclear seria provável.
As declarações da Coreia do Norte referindo que as sanções eram acto de guerra podem indiciar que um segundo teste esteja para breve.

Para regressar ao meu jornal clique aqui