10/11/2006

Mulher cega durante 27 anos recupera visão


20/01/2006 - 10h29
Mulher cega durante 27 anos recupera visão após ataque cardíaco


Londres, 20 jan (EFE).- Uma mulher cega durante 27 anos recuperou quase milagrosamente a vista após sofrer um ataque do coração, informou hoje a imprensa britânica.

Joyce Urch, de 74 anos, estava cega desde 1979 por culpa do glaucoma, doença que danifica lentamente o nervo óptico e que causa a perda gradual da visão.

Mas os médicos não estavam de todo seguros de que a causa da cegueira fosse o glaucoma. Um quarto de século mais tarde, Joyce era internada no hospital do Walsgrave em Coventry (centro da Inglaterra) com septicemia, uma infecção grave generalizada especialmente mortal e com transtornos no fígado.

Alguns dias depois, sofreu um ataque cardíaco, e suas probabilidades de continuar com vida eram mínimas. No entanto, Joyce se recuperou e acordou um dia gritando: "Posso ver!" O cardiologista Martin Been do hospital de Walsgrave disse desconhecer a causa do ocorrido. "Sou incapaz de dar uma explicação médica para o fato de que agora a senhora Urch pode ver", assinalou Been.

Segundo o médico, "ela entrou no hospital com um ataque do coração e a principal preocupação era salvar sua vida".

Após a recuperação da visão, Joyce teve de passar pelo transe de olhar-se no espelho e perceber o quanto tinha envelhecido durante seus anos de cegueira.

"Naquele momento, olhei para meu marido que estava comigo e lhe disse: 'você também tem rugas na cara'".

A mulher, com três filhos homens e duas filhas, 14 netos e três bisnetos, emocionou-se quando conheceu sua neta mais nova.
Nota : Esta notícia foi confirmada. Aqui está a versão da ABC News.

Clique aqui para ler a notícia da ABC news em inglês

Clique aqui para regressar ao meu jornal

Clique aqui caso deseje comentar o texto