10/09/2006

600 polícias iraquianos envenenados

REUTERS/Jaafer Abed (IRAQ)

Um polícia iraquiano faz um esgar de dor enquanto é transportado para um hospital em
Numaniya , ao sul de Baghdad . Pelo menos sete policias morreram e centenas ficaram doentes após terem ingerido refeição na base onde se encontravam.



Após terem tomado uma refeição nocturna depois de um dia de jejum devido ao Ramadão , 600 policias iraquianos caiem doentes com sintomas de envenenamento.

Após a refeição alguns dos polícias começaram a ter hemorragias dos ouvidos e do nariz " - afirmou Jassim Al Atwan , um inspector do ministério do ambiente que serve de funcionário entre a base onde ocorreu o incidente e o ministério da saúde.

Entre 600 e 700 policias foram afectados ,declarou Atwan à Associated Press.
11 deles morreram.
" Alguns dos policias desfaleceram logo após se levantaram da mesa onde haviam tomado a refeição.
Outros foram caindo à medida que se dirigiam para o pátio da base para se colocar em formatura."- Afirmou Al Atwan.

O Governador da provincia onde se deu o acidente nega que tenham ocorrido mortes mas afirma que alguns dos policias se encontram em estado critico.

" Centenas de soldados foram envenenados durante a refeição do Iftar " - Afirmou o Governador da provincia de Wasit à Associated Press.
" Investigações estão a ser conduzidas para determinar a causa do envenenamento".
Ambulâncias Iraquianas e helicopteros norte americanos convergiram para o local e transportaram as vitimas para hospitais em Numaniyah assim como na cidade vizinha de Kut.
A divisão da policia afectada é formada por Shiitas.

Essa divisão operava em redor da cidade de Salman Pak nos arredores a sudeste de Baghdad.

Essa zona tem sido uma zona de intenso morticinio entre Shiitas e Sunitas.

Muitos sunitas acusam unidades de policia de estar infiltradas por membros de milicias shiitas que fazem execuções extrajudiciais por sua própria conta.

A unidade em questão estava a ser retreinada numa localidade a 60 milhas a sul de Baghdad , o que indica que teria estado implicada em abusos graves dos direitos humanos na area onde operava.

Clique aqui para voltar à página inicial do meu jornal