10/08/2006

30 Insurrectos shiitas mortos em combate com exército do iraque e forças americanas

(AP Photo/Alaa al-Marjani)
Domingo, 8 de Outubro, tropas Iraquianas patrulham as ruas de Diwaniyah , 130 quilometros a sul de Baghdad. Na quinta feira tropas americanas e Iraquianas atacaram escritórios do exercito do mahdi na cidade. Domingo durante a prisão de um clérigo do movimento tropas americanas e Iraquianas confrontaram-se com milicias armadas ligadas ao referido exército ,tendo morrido trinta insurrectos.
Um porta voz do Chefe do movimento - o clérigo Al Sadr - negou qualquer responsabilidade nos distúrbios.




O Sul do Iraque é dominado por muçulmanos Shiitas.
Estes estão porém divididos.
Dois dos principais grupos são os apoiantes do Grande Ayatollah Sistani , e os apoiantes de Al Sadr , um jovem clerigo .
No passado as forças de Al Sistani e Al Sadr , chocaram-se já.

Em Agosto de 2006 ,
na cidade de Diwaniya ,as milicias de Al Sadr , chocam-se com tropas governamentais infiltradas pelos homens do Ayatollah Al Sistani . A batalha provoca 40 mortos incluindo 12 soldados governamentais que ficam sem munições e são executados sumáriamente por apoiantes de Al Sadr.

Os combates agora regressam a Diwanyia.

Um comunicado das forças armadas americanas afirmava que um alvo de grande valor havia sido capturado pelas forças iraquianas.

No comunicado afirma-se que o suspeito havia estado envolvido na execução de 12 soldados governamentais iraquianos , na cidade , em finais de agosto.

Um reporter da Reuters afirma ter ouvido fogo de armas automáticas durante a noite de Sábado para Domingo, da uma às seis da manhã.




" Hà um tanque americano a cada esquina " - Afirmou um residente que declinou identificar-se.

" A luta foi intensa "
" Ninguém dormiu a noite passada " - Afirmou ele.


No comunicado do exercito norte americano afirma-se

um tanque foi atingido por multiplos rockets e ficou severamente danificado.

30 terroristas foram mortos nos combates com o exercito do iraque e as forças americanas, pode ler-se no mesmo comunicado..

Residentes afirmaram ter visto um tanque norte americano a arder.

Soldados Iraquianos dispararam para o ar dispersando reporteres que tentavam tirar fotos do tanque danificado.


Nas ultimas semanas forças norte americanas e Iraquianas têm lançado ofensivas em Zonas Shiitas onde as forças fieis a Al Sadr são dominantes . Elementos do Exercito do Mahdi , uma força fiel a Al Sadr têm sido responsabilizados por muitas das mortes perpetradas por milicias shiitas , embora o clérigo negue que esses elementos sigam as suas ordens.

Um funcionário do exercito do Mahdi negou qualquer envolvimento nos combates e responsabilizou elementos renegados shiitas por estes.

O funcionário do exercito do Mahdi afirmou que o Clérigo Al Sadr havia dado ordens para que o exército do Mahdi não atacasse ninguém , incluindo os americanos".

Em 2004 o exercito do Mahdi revolta-se no sul do país tendo sofrido pesadas baixas.


Clique Aqui Para Ler Texto Escrito Por Mim Sobre Exército do Mahdi

Clique aqui para voltar à página inicial do meu jornal