10/11/2006

Parlamento aprova autonomia



Parlamentares Iraquianos votam durante aprovação de lei , 5 de setembro de 2006. 11 de Outubro o parlamento aprovou lei quadro para a formação de regiões autonómas . A minoria Sunita teme que esse projecto de autonomia divida o país .



Parlamento do iraque aprova lei de autonomia para regiões.



Hoje o parlamento iraquiano aprovou lei que prevê a criação de 3 regiões autonomas, uma a sul , outra no centro e outra a norte , do país.
O maior partido sunita assim como alguns parlamentares Shiitas opuseram-se à aprovação da lei.
Em teoria pelo menos o projecto de autonomia não será imediatamente implementado já que o mês passado o parlamento havia aprovado lei que adia em 18 meses a concretização de qualquer projecto autonómico.
O maior grupo sunita no parlamento boicotou a votação.
Os Sunitas do Iraque temem que, caso o norte curdo e o Sul shiita se tornarem autonómos os sunitas se vejam reduzidos a uma àrea no centro do país que não possue recursos petrolíferos.
No mapa abaixo pode ver que a população curda é maioritária no norte do país , a população sunita encontra-se no centro do Iraque e população Shiita reside no sul.
Existem porém Zonas mistas de curdos e Sunitas ( é o caso de Kirkut a norte) ou de Bagdad onde a maioria é Shiita mas existe uma grande percentagem de sunitas.

Caso deseje comentar o texto clique aqui

Caso deseje voltar à primeira página do meu jornal clique aqui