10/12/2006

Incurção israelita em Gaza resulta em 5 mortos


Foto de arquivo. Militantes palestinos armados preparam-se para enfrentar tropas israelitas , durante uma incurção do exército de Israel em Gaza.

Quarta Feira um palestino morre em Gaza e outro na margem ocidental.
Durante a noite de quarta para quinta incurção Israelita em gaza provoca 5 mortos . A ONU avisa que a manterem-se as restrições israelitas a Gaza , se dará aí uma explosão de violência.


Segundo noticia o jornal Israelita Haaretz , Quarta feira tropas Israelitas mataram um suicida que de Gaza , tentava entrar em Israel através da passagem de Karni .
Durante a noite de quarta para quinta tropas isralitas apoiadas por helicópteros entraram em Gaza.
Nos combates que se seguiram morreram 4 palestinos armados , todos membros da mesma familia e um jovem espectador.
Segundo fontes Israelitas , os soldados disparam após terem sido atacados por palestinos armados com metralhadoras e rockets." esta é uma àrea onde existem tuneis e outra infraestrutura usada pelos terroristas " afirmou representante do exército Israelita.
Desde o rapto do soldado de Israel dia 25 de junho deste ano mais de 150 palestinos morreram , em combates resultantes de incurções israelitas em Gaza.


Um morto na Margem Ocidental.
Na quarta feira tropas Israelitas realizaram buscas em Nablus .
Fontes do exército israelita afirmam que um palestino membro das brigadas de martires Al aqsa foi morto quando tentava detonar uma carga explosiva junto de soldados israelitas.
Membros da família da vitíma afirmam que esta foi morta com um ùnico tiro na cabeça quando da sua janela observava o tiroteio entre soldados israelitas e militantes palestinos armados.

ONU avisa que pode ocorrer explosão social em Gaza

Entretanto as nações unidas afirmaram que durante o ano de 2005 o número de checkpoints israelitas na margem ocidental do Jordão aumentou de 40% em relação ao ano anterior.
Em Genebra funcionários das Nações Unidas mostraram-se preocupados com o encerramento das passagens entre Gaza e Israel.
A esmagadora maioria dos bens consumidos pela população de Gaza entre no enclave através de Israel.
" A situação não se pode manter sem que ocorra uma explosão de violência que afectará a todos , inclusivamente Israel " -afirmou um funcionário das nações unidas.
Israel por seu lado mantém que o encerramento dessas passagens entre Gaza e Israel se deve a razões de segurança já que por mais de uma ocasião suicidas bombistas palestinos tentaram infiltrar-se em Israel a partir do território de Gaza.

Europa Mantém Ajuda aos palestinos

Em Bruxelas a Porta voz da união europeia informou que este ano a união havia ajudado a população palestina no montante de 816 milhões de euros.

Emma Udwin afirmou que durante reunião de dois dias foi decidido estender a ajuda da europa a mais 60 mil palestinos para além dos 100 mil que já são ajudados por programas geridos por o banco mundial.

Para voltar à página inicial do meu jornal clique aqui