10/17/2006

Policia Israelita afirma existirem provas sufificientes para acusar o Presidente do país de violação e assédio sexual.

À esquerda o primeiro ministro Israelita, ao centro o presidente do país e do lado direito a esposa deste ùltimo.


No domingo passado, a policia de Israel declarou que existiam provas suficientes para acusar o presidente do pais de violação e assédio e fraude para além de realizar escutas ilegais.

As conclusões da policia estão a ser estudadas por uma comissão que deverá recomendar ou não que o Presidente seja formalmente acusado.
Cabe ao procurador Geral a ùltima palavra sobre o assunto

Meses atrás uma ex secretária do Presidente acusa-o de violação.
Após essa primeira acusação outras mulheres vêm a público com acusações semelhantes .
O Presidente Israelita afirmava por seu lado estar a ser vitima de extorsão.
Depois de uma longa investigação a policia Israelita afirmou que :
" Existem provas suficientes que indicam que que em vários casos...o Presidente levou a cabo violações , actos sexuais forçados , e assédio sexual ".

O Presidente Katsav ao contrário do que é habitual não esteve presente na abertura do parlamento Israelita. Vários deputados ameaçaram boicotar a cerimónia caso o presidente Israelita se encontrasse presente.
O cargo de Presidente de Israel é um cargo largamente cerimonial. O Presidente é eleito plo parlamento.
Katsav encontra-se sob pressão para se demitir.

Líbano Rejeita Paz.



“No discurso proferido na primeira sessão do parlamento após as férias Olmert afirmou que estava disposto a encontrar-se com o Primeiro Ministro Siniora do Líbano para discutir a Paz com este páis.

Siniora respondeu rápidamente afirmando em comunicado que se Israel estava tão interessado na Paz , deveria então retirar da totalidade do Líbano.
O Primeiro ministro anunciou repetidamente que o Líbano será o ùltimo país a fazer a paz com Israel “ – Anunciou o Gabinete do Primeiro Ministro do Líbano.
“ Para provar o seu sincero desejo de Paz , Israel deve retirar de todos os territórios libaneses incluindo as quintas de Sheba e deve implementar a resolução 1701 em toda a sua globalidade”
As quintas de Sheba são um pequeno território de 14 por 2,5 km entre o Líbano e a Síria.
Na guerra de 1967 Israel conquista esse território à Síria mas esta agora afirma tê-lo doado ao Líbano e este país reevindica o território para si.
Segundo a resolução do Conselho de segurança de junho de 2000 , israel retira completamente do Libano nesse mês porém o Hezzbolah continua a afirmar que as quintas de Sheba são território Libanês e que por consequência Israel tem de retirar dele.
De acordo com a resolução 1701 aprovada agosto passado o secretário geral da ONU deve nomear comissão para junto com os estados envolvidos definir a fronteira entre Líbano e Síria e a quem pertence as quintas de Sheba- Se ao Líbano se à Síria..

Morte e Conflito Em Gaza.


Israel continua a ser atingido por mísseis de grupos palestinos , e o estado judaico continua a efectuar incurções em Gaza que provocam considerável perda de vidas humanas.

Durante o fim de semana 22 palestinos, a maior parte deles militantes de grupos armados , morreu em combates com tropas Israelitas durante incurções em Gaza.


Para regressar ao meu jornal clique aqui