10/22/2006

Informação e manipulação.


Hoje muitos jornalistas não relatam o que acontece.
Distorcem os factos por forma a estes se adaptarem às suas convicções pessoais.
É o que acontece no grande título acima do público - Bush aceita semelhanças entre Iraque e Vietname.


O título Induz o leitor em erro.
Bush não compara o Iraque ao Vietname.
A casa branca aliàs desmente a comparação.
O que se passou pois?

Hà dias exercito Islâmico do Iraque entrega à CNN um video .

A seguir , como noticia o público " O editorialista Thomas Friedman afirma no seu texto que os "jihadistas" duplicaram os ataques para aproveitar o contexto eleitoral americano, tal como fizeram os vietcongs em 1968.".

Após a publicação desse texto no New York Times Bush é entrevistado pela ABC.
O Jornalista pergunta-lhe se ele concorda com Friedman :
Bush responde : " Ele pode estar certo."
Bush continua:
" Hà um aumento da violência e estamos a aproximar-mo-nos de uma eleição ".
" Eles acreditam que se conseguirem criar caos suficiente o povo americano ficará farto e cansado do esforço [de guerra ] que estamos a fazer no Iraque ".

Mas o que é que a intuição lhe diz ? - Pergunta o jornalista da ABC

" George a intuição diz-me que eles sempre tentaram infringir-nos suficientes baixas por forma a forçar-nos a deixar o Iraque. ".
"E os lideres da Al Qaida deixaram isso bem claro . Esta é a forma como vejo a questão : Em primeiro lugar a Al Qaida está muito activa no Iraque. Eles são perigosos .São letais. Eles não só tentam matar tropas americanas como também tentam fomentar a violência sectária. Eles acreditam que se criarem caos suficientemente o povo americano ficará cansado com o esforço [de guerra ] no Iraque e fará com que a administração retire [do país].

Bush não disse que havia semelhanças entre Iraque e Vietname.
Bush afirmou que a estratégia de jihadistas do Iraque podia ser semelhante à estratégia utilizada em 1968 pelo Vietcong .
Essa estratégia era a de provocar baixas norte americanas por forma a virar a população contra a presença americana no teatro do conflito.

Isto é o que Bush afirmou.
Porém o sentido destas palavras é modificado e afirma-se já que Bush afirmou que Iraque é vietname.
De facto é o oposto que acontece.
Conforme noticia o New York Times a administrado tem resistido a sugestões de que a guerra do iraque se esteja a transformar na guerra do vietname.

Já depois da frase de Bush a casa branca faz comunicado explicitando as palavras do presidente conforme noticia a BBC:
"No contexto da entrevista a comparação [entre vietname e Iraque] referia-se à propaganda feita pelo Vietcong durante a ofensiva de tet .., e o presidente estava a reeiterar o que havia dito antes - o inimigo pretende abalar a nossa determinação ".


Para além disso , em declarações à imprensa , o porta voz da casa Branca sublinhou que " aceitava o paralelo entre a violência no iraque a ofensiva de tete num contexto muito limitado : Ambas as situações eram tentativas do inimigo para influenciar opinião publica americana antes de uma eleição ".
Tudo parece estar claro.

Mas não está
Tal é a vontade dos media de comparar o vietname ao Iraque..., que se afirma que o Presidente americano comparou o Iraque com o Vietname .

Já não se noticia o que acontece.

Manipulam-se os factos por forma a dar notícias virtuais.
Para evitar confusões segue link para artigo do New York Times, link para artigo da BBC , e Link para artigo do público.

Os media cada vez mais em vez de informar..,deformam moldando a os factos à medida das crençam que têm.


Abaixo pode ler um excerto do artigo do Público
Veja a forma como a jornalista conta a história .


Para concluir veja-se como a notícia no público manipula o que Bush diz.
Escreve a jornalista do Público:



" Os comentários de Caldwell ( General americano que afirma que os objectivos americanos no Iraque não foram alcançados) surgem depois de Bush ter também reconhecido a sua frustração com o recrudescimento da violência e, num momento inesperado, ter admitido semelhanças entre o que se passa no Iraque e o que se passou no Vietname - uma guerra considerada a maior mancha negra da história militar e política dos EUA.

( Nota minha : Ele não reconheceu frustração nenhuma.
Isso é afirmação sujectiva da jornalista.
Na entrevista não se fala em frustração.
Nem Bush reconheceu semelhanças entre vietname e Iraque.
Ele afirmou que a estrategia da Al Qaida é influenciar a opinião publica americana e essa havia sido estratégia do vietcong ,também)

Numa entrevista à cadeia televisiva ABC, o Presidente deixou cair o tabu, admitindo uma equivalência com a histórica ofensiva de Tet, uma série de operações do Vietcong contra alvos norte-americanos no início de 1968./..../

( A jornalista é que define como TABU o facto de administrração se recusar a admitir que Iraque é vietname.
Mas nem mesmo Bush deixa cair tabu nenhum.
A Casa Branca faz comunicado explicitando a posição do presidente e recusando comparações com vietname mas jornalista ignora esses factos ).
( Só depois de ter afirmado que Bush tinha admitido semelhanças entre vietname e Iraque..., só depois de ter falado em TABUS.., só depois de ter condicionado a visão do leitor é que a jornalista informa os leitores do que realmente aconteceu .)


Comentando uma opinião de Thomas Friedman, colunista do jornal New York Times, que considerou o aumento dos ataques em Bagdad como "o equivalente jihadista da ofensiva de Tet", Bush abanou a cabeça e desabafou: "Ele é capaz de ter razão."
"Estamos perante um crescente nível de violência, e estamos a caminho de uma eleição", concordou o Presidente numa entrevista exclusiva ao jornalista George Stephanopoulos. "O meu instinto diz-me que desde o princípio a estratégia do inimigo foi infligir danos insuportáveis para nos forçar a retirar. (...) Os líderes da Al-Qaeda deixaram isso muito claro: eles acreditam que se conseguirem criar suficiente caos, a população americana vai-se cansar do esforço no Iraque e que isso obrigará o governo a retirar."

(fim citação )

Em sintese :

A noticia da jornalista afirma que Bush disse o que não disse.., fala em Tabus..,condiciona a visão do leitor e só no fim da peça transcreve excertos da entrevista

Para regressar ao meu jornal clique aqui





Clique aqui para ler artigo New York Times

Clique aqui para aceder artigo BBC

Clique Aqui Para ler artigo Público

Clique aqui para regressar à primeira página do meu jornal



GS: "Do you think?"

GB: "It could be right. There's certainly a stepped up level of violence, and we're heading into an election."

GS: "But what does your gut tell you?"

GB: "My gut tells me that they have been all along trying to inflict enough damage that we leave."