10/20/2006

Milicias de Al Sadr Assaltam esquadras de policia em cidade do Iraque



Um elemento do exército do mahdi a uma esquina olha para um edificio em chamas em Amarah, Iraque, Sexta 20 de Outubro de 2006.
O exercito do mahdi destruiu as 3 esquadras da policia da cidade.


Homens armados com RPGs atacaram 3 esquadras de policia em Amarah , Sexta Feira, afirmou um representante do exercito britânico.
Os atacantes pertencem ao exército do Mahdi, as milicias de Al Sadr que também estiveram envolvidas em massacres , a norte de Baghdad, segundo jornalista do New York Times.
No sul do iraque a população é toda shiita mas também está dividida entre o exercito do Mahdi de Al Sadr , e os partidários do grande Ayatollah Al Sistani que muitas vezes estão integrados nas forças de segurança iraquianas.


Al Sadr






Ayatollah Al Sistani


Os conflitos entre estes 2 grandes grupos de Shiitas vem de 2003.
Em 2004 as milicias de Al Sadr iniciam uma sublevação contra tropas da coligação tendo ocupado várias cidades do sul do Iraque.
Após ser derrotado militarmente Al Sadr junta-se ao processo politico e concorre nas eleições de 2005 tendo agora 30 deputados no parlamento.
Agosto passado elementos do exército do Mahdi e forças de segurança Iraquianas chocam-se.
As forças de Al Sadr executam a sangue frio mais de dez policias iraquianos que haviam ficados sem munições durante combates com a milicia.
Já este mês tropas americanas e Iraquianas fazem raide contra escritório de um associado de Al Sadr envolvido na violência de agosto.
O primeiro ministro Malik cujo apoio de Al Sadr foi essencial para a sua nomeação como primeiro ministro tem resistido a pedidos norte americanos para mais firmemente lidar com as milicias.

Em Amarah a luta terá começado quando o chefe do serviço de informações da policia foi morto por uma bomba colocada à beira da estrada.
A policia atribiu o atentado às milicias de Al Sadr, o exercito do Mahdi.
A seguir elementos da policia prenderam elementos da milicia de Al Sadr.
A milicia contra atacou.
Na quinta feira centenas de elementos do exercito do Mahdi assaltam as esquadras de polícia em Amarah mas são repelidos.
Sexta feira porém as três esquadras de policia na cidade são destruidas.
Sexta Feira de Tarde a CNN mostrava homens vestidos de negro correndo pelas ruas armados de metralhadoras e rockets .
A uma esquina podia ver-se um grupo de elementos do exercito do mahdi armado de RPGs e metralhadoras.
No exterior da esquadra ouvia-se o matraquear de armas automáticas de quando em vez.
Fumo negro sobe de uma zona murada.
Parece ser a esquadra da policia em chamas já que junto dela se pode ver veiculo da policia.

A cidade com 750 mil habitantes , capital de provincia, havia sido entregue pelas forças britânicas às autoridades do Iraque em agosto passado.
O exército britânico considerou que as forças de segurança do Iraque eram suficientemente fortes para manter a ordem na cidade.
Forças policiais iraquianas , assim como altos responsáveis governamentais dirigiram-se para Amara.
Segundo noticiou a jornalista da CNN já na Sexta , Al Sadr depois de destruidas as esquadras da policia , apelou à calma tendo telefonado para os lideres da sua milicia ordenando que estes cessassem o fogo.

Militares Americanos Frustrados

Os comandantes militares Norte Americanos afirmam que para o Iraque ter Paz o exército do Mahdi terá de ser destruído mas o primeiro Ministro Malik tem resistido a esses apelos

Para voltar ao meu Jornal Clique Aqui