10/18/2006

Opinião : Incongruências



Na europa e não só muitos intelectuais bem comidos ao exigir a retiradas tropas americanas do Iraque parece não terem problemas em deixar os iraquianos entregues à sua sorte.


Numa cidade a norte de Baghdad milicias shiitas matam dezenas de sunitas .
Nessa cidade existe base militar norte americana.

Os habitantes Sunitas da cidade interrogam-se : Porque é que os americanos não vieram mais cedo?O que eles andam a fazer ?

Os sunitas interrogam-se porque os estados unidos não intervieram mais cedo.

Entretanto longe destas paragens na longuinqua europa a esquerda que acredita defender os direitos humanos , afirma que os estados unidos se devem pôr a mexer do iraque .

Essa é a posição da esquerda britânica que ao mesmo tempo gosta de se apresentar como porta estandarte dos direitos humanos.

Como se pode defender os direitos humanos e ao mesmo tempo defender que as tropas ocidentais devam sair do iraque deixando milhões de civis entregues à fúria de milicias sedentas de sangue ?

Ainda hoje, 18 de Outubro , a CNN refere que só a presença das tropas americanas impede que sunitas e Shiitas lancem grandes ofensivas uns contra os outros.

Caso se criasse vazio de poder no Iraque o Irão, Turquia.., e outros poderiam intervir no conflito.

Não vejo pois como se pode defender os direitos e defender ao mesmo tempo que o ocidente deixe cair na guerra civil milhões de pessoas.

Para regressar ao meu jornal clique aqui


Para ver o acontecimento que inspirou esta opinião clique aqui