10/20/2006

Estados Unidos Revêem Estratégia em Baghdad



O Porta Voz do exercito norte americano major general William Caldwell aponta para imagem durante uma conferência de imprensa , 19 de Outubro de 2006


Estados Unidos Revêem Estratégia em Baghdad

Por Ibon Villelabeitia

Um porta voz do exército Norte Americano afirmou quinta feira que a estratégia das forças norte americanas em Baghdad está a ser revista .Os reforços norte americanos não conseguiram parar a onda de violência na Capital . O porta voz expressou preocupação crescente com o aumento das baixas entre as tropas americanas.
A batalha para o controle de Baghdad que os militares norte americanos afirmam ir decidir o futuro do Iraque e ataques por todo o país fizeram aumentar a pressão sobre o presidente americano que enfrenta eleições em Novembro.
Em washington um funcionário senior da administração afirmou que os objectivos da ofensiva militar americana não haviam sido atingidos e que um o comandante militar americano no Iraque apresentará um novo plano revisto dentro de semanas.
“ Toda a gente entende que se tem que obter progressos na questão da segurança em Baghdad “ - o funcionário da administração afirmou.
Os militares norte americanos analisarão o quão adequadas são as tropas iraquianas estacionadas em Baghdad , verão se se deverá mudar a proporção de policias e soldados iraquianos em Baghdad e o papel das tropas americanas na cidade.

( The U.S. military will be looking at the "adequacy" of Iraqi forces deployed in Baghdad, whether to change the balance of Iraqi police and soldiers in the city, and the role of U.S. troops there, the official said.)

Bush afirmou que via um paralelo entre o aumento da violência em Baghdad e a ofensiva comunista de Tet em 1968 que desencadeou uma diminuição do apoio do público norte americano à guerra do vietname.
Quando um jornalista da ABC news pergunta a Bush se este concorda com articulista que afirma que a violência no iraque é o equivalente jhiadista da ofensiva de tet no vietname bush responde : (Ele ) “ Pode estar certo “.
Bush afirmou que a Al Qaida estava muito activa no Iraque e tentava fomentar violência sectária para além de matar tropas norte americanas.
“Eles acreditam que se criarem caos suficiente , o povo americano fartar-se-à do esforço que se está a realizar no iraque e isso obrigará o governo a retirar as tropas de lá”.
Mais tarde , num encontro para obtenção de fundos para o partido republicano bush afirmou :
Hà uma coisa que não faremos. “Não tiraremos as tropas do iraque antes dos terroristas serem derrotados”.


Milicias sectarias.


Um porta voz afirmou que o General Casey havia ordenado a revisão da estratégia norte americana em Baghdad . A operação militar em Baghdad é vista como crucial na batalha para trazer estabilidade ao Iraque , por forma a permitir a saída das tropas norte americanas do país.
O General William Casey afirmou que o numero de ataques contra forças de segurança em Baghdad havia aumentado desde que os estados unidos tinham lançado uma operação militar a 7 de agosto destinada a diminuir a violência sectária na capital.
Os comandantes militares norte americanos atribuiem o aumento das baixas nas forças americanas às patrulhas de mais alto risco que os militares americanos estão a efectuar com o objectivo de derrotar milicias sectárias e insurrectos àrabes sunitas.
Caldwell afirmou que nas 3 primeiras semanas do Ramadão , a violência havia aumentado 20% em relação às três semanas antes do Ramadão.
O General Caldwell afirmou que o número de vitimas em Baghdad havia estabilizado mas acrescentou :” A operação em frente juntos teve impacto nas areas da cidade nas quais se focou mas não chegou às nossas expectativas no que se refere à diminuição da.... violência”.
“ Estamos a trabalhar com o Governo do Iraque por forma a ver como melhor deveremos refocalizar os nossos esforços “ – Afirmou o General.
O Tenente Coronel Christofer Garver afirmou que o General william Casey havia ordenado uma revisão da estratégia norte americana , a semana passada “.
“ As baixas norte americanas são uma preocupação para nós mas não é isso que provocou a revisão da estratégia” – Afirmou ele.
As baixas norte americanas no Iraque aumentaram para 73 no mês de Outubro, podendo fazer deste mês um dos mais sangrentos desde que as tropas norte americanas lançaram a ofensiva de Falluja , hà 2 anos.
Em mosul seis suicidas bombistas , incluindo um que guiava um camião tanque com combustivel rebentaram-se junto de uma estação de policia e junto de patrulhas americanas. Insurrectos chocaram-se com a policia numa onda de violência que provocou mais de 20 mortos.
Um carro bomba em Kirkut matou pelo menos 8 pessoas num ataque que teve como alvo uma patrulha do exercito Iraquiano.
Em Kahlis uma bomba explodiu num mercado matando 10 e ferindo 20.
Mais de 2780 soldados norte americanos foram mortos desde a invasão de março de 2003 que apeou Saddam do Poder.
Muitos mais iraquianos foram mortos e 300 mil tornaram-se refugiados no país naquilo que se pode definir como a divisão do país em grupos religiosos- Shiitas a sul, Sunitas ao centro e Curdos a norte.
Porém a Casa Branca afirmou ser uma não opção a divisão do Iraque em regiões semi autonomas Shiitas , Sunitas e Curdas , enquanto uma comissão trabalha num relatório sobre o Iraque a entregar à administração após a realização das eleições para o congresso.


( Contribuição de de Ziad al-Taei in Mosul, Claudia Parsons in Baghdad, Caren Bohan in La Plume, Pennsylvania, and Matt Spetalnick in Washington )

Clique aqui para regressar à primeira página do meu jornal