10/21/2006

Uma notícia de um periódico nacional e o relato dos mesmos acontecimentos segundo o new york times

Se não ler jornais não anda informado.
Se ler jornais fica mal informado.
Mark Twain



A seguir os leitores podem ler uma noticia de um periódico português ( edição impressa ) sobre os acontecimentos no Iraque , e uma descrição do new york times dos mesmos acontecimentos.
Traduzi excertos do texto do new york times para todos poderem ver a diferença e azuijar da qualidade do nosso jornalismo.

Em portugal o internacional morreu.
Os jornais nacionais deixaram de ter internacional de qualidade.

Milícia de Sadr assume controlo de Amara


O Exército Mahdi, milícia do líder religioso xiita iraquiano Moqtada al-Sadr, protagonizou ontem uma acção de desafio ao assumir o controlo da cidade de Amara, no Sul do Iraque.
Cerca de 200 a 300 elementos da milícia atacaram esquadras de polícia e colocaram explosivos que destruíram os edifícios, descreveu Associated Press.
Seguiram-se confrontos com elementos das forças de segurança iraquianas que a morte de 10 polícias e 15 membros da milícia.
Um responsável do Exército Mahdi afirmou à Reuters que o próprio Sadr tinha enviado uma carta, lida nas mesquitas, a "pedir calma". O responsável negou que o Exército de Mahdi controlasse a cidade, e explicou ainda que os confrontos começaram após as detenções de dois líderes do Exército Mahdi na cidade. O Executivo iraquiano tem estado sob grande pressão americana para controlar as milícias xiitas.
Ao final da tarde de ontem, os combatentes da milícia tinham-se retirado das suas posições, mas a situação continuava tensa, afirmou um militar britânico à Reuters.
Os soldados do Reino Unido tinham transferido o controlo da cidade para o Exército iraquiano mas estavam ontem preparados para regressar.
A transferência havia sido feita em Agosto, na mesma altura em que o Exército dos EUA transferiu também para as forças de segurança iraquianas o controlo da cidade de Balad. Os militares norte-americanos regressaram esta semana a Balad, após um fim-de-semana de violência com mais de 60 mortos.




Agora veja excertos de noticia do new york times.



Milicias lutam pelo controle de cidade no iraque .


Centenas de membros de uma milicia ligada ao Clerigo Shiita Al Sadr envolveram-se em confrontos com a policia e membros de um grupo Shiita rival na cidade de Amarah no sudeste do Iraque , destruindo esquadras da policia , conquistando bairros inteiros e detonando explosivos que provocaram grossos rolos de fumo que se elevavam no ar.

Em determinado momento o exercito do Mahdi ,a milicia de Al Sadr, parecia ter o controle de metade da cidade de 250 mil habitantes que se encontra perto da fronteira com o Irão. Porém depois de um dia de negociações envolvendo representantes das milicias em causa e delegados do primeiro ministro do Iraque , os membros do exército do mahdi retiraram das suas posições , e ao cair da noite a cidade encontrava-se debaixo do controle de um batalhão do exército Iraquiano que havia sido enviado de Bassora afirmaram residentes na cidade.


/........../


Forças britanicas não intervieram para parár o derramamento de sangue e pelo contrário endossaram para o governo do iraque a resolução da disputa.

Os britânicos afirmaram uma pequena força de reacção rápida estava pronta no caso de os esforços diplomáticos entre os iraquianos falharem.
Os britanicos afirmaram que a resposta iraquiana à crise foi um sucesso.

" A policia e o exercito iraquiano enfrentaram o seu maior teste desde que retirámos da cidade . Estavamos convencidos de que o exercito e a policia iraquianos tinham capacidade para manter a segurança quotidiana em Amara e ainda estamos convencidos do mesmo "

/......../



De acordo com Mahamedawy , uma personalidade shiita de Amarah, os confrontos .../.../ iniciaram-se após Qassim al-Tamimi chefe do serviço de investigação da força provincial de polícia e um membro da das milicias Badr , foi morto num atentado bombista . Os membros da milicia do Badr atribuíram o atentado ao exército do mahdi. Em seguida elementos da polícia prenderam o irmão do comandante do exército do mahdi . Mais de 200 homens armados do exercito do mahdi responderam assaltando a cidade. O ataque iniciou-se quinta feira de tarde e continuou até ao amanhecer de sexta feira. De acordo com o Coronel Khalid al-Fredgy a policia do Iraque ficou sem munições e fugiu. Residentes na cidade e líderes locais afirmaram que ao fim da manhã de Sexta Feira elementos do exército do mahdi vestindo de negro patrulhavam a zona em veiculos da policia roubados , e efectuavam checkpoints nas estradas.
A policia tentou proteger as esquadras mas o que é que eles podiam fazer ?"- Afirmou Mahamedawy ao telefone, Sexta Feira de Manhã.

"Eles não tinham armas à altura das armas usadas pelo exército do mahdi . O exército do mahdi tem todo o tipo de armas "

De acordo com Mahamedawy delegados da milicia do Badr e do exército do mahdi , assim como um representante do governo chegaram a um acordo que permitiu ao exército do iraque retomar o controle da cidade.

De acordo com o Major Burbridge ao fim da noite de sexta feira 10 policias e 15 elementos das milicias estavam dados como mortos e 90 deles estavam feridos.

Um porta voz da polícia afirmou que muitos elementos da policia estavam desaparecidos tendo provávelmente sido feito reféns pelo exército do mahdi.

" Os responsáveis politicos retomaram o controle dos gangs rebeldes " - Afirmou o Major bulbridge.

[O Major britanico afirmava que esses elementos do exercito do mahdi responsáveis pelo assalto às esquadras de polícia tinham realizado essas acçoes à revelia das chefias do movimento e agora estavam de novo controlados pelas chefias politicas.]

Testemunhas afirmaram que veiculos enviados por Al Sadr o chefe do exercito do Mahdi tinham apelado através de megafones para as milicias baixarem as armas mas essas ordens haviam sido ignoradas.


(FIM CITAÇÃO)



Se quiser ler mais repare no que o jornal nacional diz e o que o New York Times refere .

O JORNAL NACIONAL REFERE


Cerca de 200 a 300 elementos da milícia atacaram esquadras de polícia e colocaram explosivos que destruíram os edifícios, descreveu Associated Press.
Seguiram-se confrontos com elementos das forças de segurança iraquianas que a morte de 10 polícias e 15 membros da milícia.

( fim citação)

( Os confrontos não ocorreram após a destruição dos edificios como sugere o jornal nacional.
Os confrontos iniciam-se na quinta feira.., continuam sexta.., e nesse dia os policias fogem e as milicias do Mahdi destroiem as esquadra).

O JORNAL NACIONAL REFERE

Os soldados do Reino Unido tinham transferido o controlo da cidade para o Exército iraquiano mas estavam ontem preparados para regressar.

NYT DÁ OUTRA IMAGEM DO ACONTECIDO
CITO

"Forças britanicas não intervieram para parár o derramamento de sangue e pelo contrário endossaram para o governo do iraque a resolução da disputa.

Os britânicos afirmaram uma pequena força de reacção rápida estava pronta no caso de os esforços diplomáticos entre os iraquianos falharem.".

Para regressar ao meu jornal clique aqui