10/01/2006

Suicida Bombista Explode em Cabul

Um suicida bombista explodiu-se no exterior do ministério afegão do interior , em Cabul.
O Presidente do Afeganistão acusa o Paquistão de nada fazer para combater os taleban que têm bases nesse país e o Paquistão afirma que o Afeganistão culpa o seu vizinho pelos seus próprios problemas internos.

Uma testemunha ocular afirmou que quando a polícia tentou revistar o bombista este fugiu , passou pelo checkpoint.., um polícia empunhou a arma e o fulano detonou-se " - Afirmou ahmed Ramim , de 18 anos.

" Vi-mos muita gente morta e ferida na rua "- Afirmou ele.

Falando no jardim do palácio o presidente Karsai declarou :" Eu............, faço um apelo à comunidade internacional para em conjunto com o afeganistão neutralize os santuários onde jovens , são treinados e indocrinados para se tornar suicidas bombistas ".
(tradução livre)
O Presidente do Afeganistão Karzai referia-se a santuários que segundo ele existem no Paquistão.
De acordo com cronologia da Associated Press em
2003 explodiram-se dois suicidas bombistas no afeganistão, em 2004 não se explodiu nenhum em 2005 explodiram-se 5 e até setembro de 2006 explodiram-se 11 suicidas.
De 2005 para 2006 o numero de suicidas aumenta assim para o dobro.
Desde Setembro passado , data em que o Paquistão assinou um cessar fogo com a tribo pastun que vive na fronteira entre o afeganistão e o Paquistão , que os ataques dos Taleban no afeganistão aumentaram dramáticamente.
O número de baixas entre as tropas da coligação também aumentou.
Recentemente a NATO não conseguiu pôr-se de acordo com o envio de mais 2500 soldados para o afeganistão .


Clique aqui para voltar à página inicial do meu jornal