10/01/2006

Primeira Experiência

Onde o autor conta a primeira experiência de ter sido profeta antes de tempo.
Uma das primeiras experiências que tenho deste dizer algo antes de tempo.., ocorre pouco tempo antes da retirada das tropas timorenses de timor leste.
Em 1999 Timor leste , estava ocupado pela Indonésia ,
Em finais de Agosto realiza-se um referendum.
A esmagadora maioria dos timorenses escolhe a independência.
Pouco tempo depois milícias indonésias lançam-se numa onda insana de violência.
Em Portugal as pessoas exaltam-se.
A comunicação social.., os jornais..., os ouvintes das rádios criticam a indonésia.
Por essa altura eu recebia em casa o Herald Tribune e recordo-me de ter lido um parágrafo onde se dizia que os indonésios estavam a destruir edifícios públicos.
" Mas isto não faz sentido " - Penso.
" Se eles quisessem continuar a ocupar Timor como todos parecem acreditar , eles nunca iriam destruir os edifícios públicos " - Penso.
Através da BBC ou do Herald Tribune sei também que os indonésios destroiem pontes.
E aí tenho a certeza.
Nenhum exército de ocupação que queira permanecer num território destroi pontes já que estas são essenciais para um exército se mover.
Se um exército destroi pontes é porque vai abandonar o terrítório que ocupa ".
Eu tenho essa certeza dentro de mim.
Mas no saio à rua e vejo , cartazes da Câmara Municipal colados por todo o lado exigindo a retirada de timor de Timor leste.
( algo que para mim era evidente que a indonésia se estava a preparar para fazer....).
" Mas que desperdício de dinheiro " - Lembro-me de pensar ao passar por cartazes da câmara colados nas ruas.
" Estes cartazes são inúteis já que a indonésia vai retirar "-Penso.
" Dinheiro deitado à rua..."
" Se eu vez de andarem a gastar dinheiro com cartazes inúteis mo dessem a mim.., fazia-me imenso jeito ...."- Recordo-me de pensar.
Tanta é a certeza dentro de mim que telefono para programa da TSF onde se debate o problema de Timor.
Consigo dizer que acho que a Indonésia vai retirar...., e cortam-me o pio.
Nem um minuto falo.
Não era esse o ambiente das gentes.
O fulano que fala a seguir a mim denuncia os crimes indonésios, exige a intervenção da ONU .., zurze os americanos..., durante 15 minutos.
É isso que as gentes querem ouvir.
Na Rádio Renascença sou tratado com mais educação.
Depois de me ouvir a locutora diz : " Deus o ouça ".
E assim ficamos.
Dias depois a indonésia iria retirar..
Essa é a primeira experiência do estar contra a corrente ou ser profeta antes de tempo.
Neste blog vai encontrar textos publicados no meu jornal que tempos depois de terem sido escritos se revelam fazer mais sentido do que aquele que pareciam fazer quando são redigidos.
Clique aqui para voltar à página inicial do blog na mouche