12/13/2006

Arábia Saudita avisa Estados Unidos que intervirá no conflito Iraquiano caso os Estados Unidos retirem do Iraque


Segundo o new york times a arábia saudita avisou os estados unidos que apoiará os sunitas no Iraque caso a américa retire do país
Segundo refere o New York Times a arábia saudita informou o presidente dick Cheney aquando da visita deste a Ryah de que
começaria a apoiar os Sunitas iraquianos caso os norte americanos abandonassem o Iraque.
Nos ùltimos meses o Presidente Bush tem estado sob pressão crescente para mudar o rumo da sua política no Iraque e para retirar as tropas norte americanas do conflito.
Se muitos Shiitas que perfazem 60% da população vêm com bons olhos essa alternativa já os países Sunitas da região , nomeadamente A Arábia Saudita , receiam que isso aconteça.
Uma retirada súbita das tropas norte americanas do Iraque , poderia levar à chacina dos Sunitas àrabes iraquianos que são 20% da população.
Por várias vezes os Sauditas se têm manifestado contra uma retirada dos americanos do Iraque.
" Os Estados unidos entraram no Iraque sem ser convidados " . " Agora não podem abandonar o Iraque sem ser convidados" - Afirmou uma personalidade saudita semanas atrás.

Os Sauditas que são Sunitas estão cada vez mais preocupados com o avanço do Irão Shiita que ganha influência no Iraque e avança com um programa nuclear para conseguir a bomba atómica.
Grupos Shiitas no Iraque são financiados e municiados pelo Irão.
Dia 30 do mês passado 30 cléricos sauditas apelaram a que os Sunitas no Médio Oriente ajudassem os Sunitas do Iraque já que - afirmaram - os Shiitas do Irão junto com os crusados , pretenderiam marginalizar os Sunitas.
Um conselheiro do Governo Saudita, afirmou num artigo publicado no washington Post :
" Uma das primeiras consequências da retirada americana seria uma intervenção Saudita maciça por forma a impedir que os Shiitas apoiados pelo Irão massacrassem os sunitas ".
O conselheiro também afirmou que os Sauditas aumentariam a produção de petróleo por forma a fazer baixar o preço para metade.
Essa medida afectaria o Irão , já hoje com problemas económicos.
O dito conselheiro Saudita acabou demitido por ter redigido artigo para o Washington Post com essas afirmações.
Porém estas parecem corresponder à realidade.
Hoje em dia particulares Sauditas ajudam já em milhões de dolares os Sunitas Iraquianos.
O receio Saudita de que os Shiitas se poderiam estar a preparar para massacrar os Sunitas caso o possam fazer parecem ser confirmados pelas declarações de um membro Shiita do Governo que afirmou
que o seu governo podia esmagar em seis meses a insurreição sunita , caso recebesse armas ".
Num relatório elaborado por democratas e republicanos e publicado dias atrás afirma-se que os estados unidos deviam retirar as suas tropas da frente de combate e deveriam aumentar o número de instrutores integrados no exército Iraquiano.
Os sunitas Iraquianos criticaram o plano já que receiam ser esmagados por o exército Shiita.
Em breve o Presidente Bush deverá apresentar um novo plano para tentar pacificar o Iraque.
Uma intervenção saudita no Iraque poria o Médio Oriente mais perto de um conflito regional entre Sunitas e Shiitas.

Para regressar ao meu jornal clique aqui