12/10/2006

Movimento de Juventude de Putin persegue hà meses embaixador britânico na Rússia

O movimento " Nós " é um movimento de Juventude russo criado em 2005 com o apoio de Putin.
O movimento persegue hà meses o embaixador britânico em Moscovo.
Na medida em que nunca vi num orgão de comunicação do Ocidente as fotos publicadas nesta notícia , deixei os links para o site original russo do movimento " Nós " onde as imagens estão disponíveis.

Pouco tempo antes da cimeira dos países mais industrializados do mundo que ocorreu em S Petersburbo no Verão passado , o embaixador britânico na Rússia discursou durante um encontro de promovido por um grupo de oposição russo.
Nessa altura o Kremlin classificou o acto do embaixadr como hostil .
As relações entre os britanicos e o kremlin têm-se vindo a deteriorar.
Moscovo não vê com bom olhos o facto da Grã Bretanha ter dado abrigo a opositores de Putin tais como Boris Berezovosky por exemplo ou chechenos adeptos da independência da república.
Uma vez terminada a cimeira dos G8 em São Petersburgo , um grupo de juventude proximo do Kremlin começou a perseguir o embaixador inglês exigindo que este peça desculpa pelo seu gesto.
A perseguição dura hà vários meses.
Os jovens seguem o carro do embaixador , intervéem em discursos que ele faz .
Esta semana o embaixador britânico falava numa universidade quando um jovem se levanta e grita a plenos pulmões : " Brenton , pede desculpa “.
No próprio site do Movimento nós, pode ler-se :
" Chumakov Tihon and Florja Alexey ( membros do grupo nós) continuam a exigir um pedido de desculpas ao embaixador da Grã Bretanha Anthony Brenton. Devido seu discurso perante a organização fascista a outra russia . Hoje elementos do movimento NÓS seguiram o embaixador britânico por todo o lado. Infatigavelmente solicitámos um pedido de desculpas. 835 Breton deixa a sua residência 8 45 : Brenton chega à embaixada onde encontra um elemento do grupo NÓS no exterior. 12 34 : Embaixador britânico deixa a embaixada. 12 46 : Chega a casa onde o espera um elemento do grupo NÓS com posters onde se exige pedido de desculpas. 14 29 : Deixou a residência. 14 33 : Chega à embaixada. 18 15 : Deixa a embaixada 18 25 : Chega à residência.

(fim citação)
No site do movimento nós colocam-se fotos dos seus elementos a exigir desculpas ao embaixador.

http://www.nashi.su/nashi.php?n=9908

8 ou 9 de Dezembro, por exemplo, o embaixador britânico jantava com a autoridades de Samarra e pela portas dos fundos lá aparecem os militantes do movimento " Nós " a distribuir comunicados exigindo que o Embaixador pedisse desculpa.

http://www.nashi.su/nashi.php?n=10032



Pode ver abaixo video do episódio em Samarra.


Não é só o embaixador britânico o alvo dos militantes do nós.
Dias atrás no dia do aniversário de um ex primeiro ministro Russo e eventual rival de Putin na próxima eleição presidencial o " nós " ( Nashi ) ofereceu-lhe um " presentede aniversário " que sugeria que o político se devia retirar.

O Movimento é apoiado por Putin.
E eles mesmos afirmam-se apoiantes de Putin.
http://www.themoscowtimes.com/stories/2005/07/27/011.html

O Movimento Nós é um movimento nacionalista que defende que a Rússia deve recuperar a glória perdida.
O movimento tem atacado políticos liberais russos acusando-os de ser agentes do ocidente.
No primeiro congresso do movimento nós que teve lugar abril de 2005 o seu fundador referiu que o objectivo do movimento era ajudar Putin a vencer os seus inimigos internos tais como burocratas , liberais , Oligarcas e o partido nacional bolchevique.
Os liberais do Yabloko afirmam que o movimento nós , são as tropas de choque de Putin.

O partido Nacional Bolchevique.

O Partido Nacional Bolshevique é um partido nacionalista Anti Putin .
O partido foi fundado em 1992 , e tinha vindo a ganhar aderentes.
O Partido Nacional é anti americano e preconiza a criação de uma aliança entre a Europa e a Russia para contrabalançar o poder americano.
Recentemente o partido aliou-se aos Liberais pro Ocidentais.
Em finais de 2005 o Partido foi ilegalizado .
O partido Nós, também anti ocidental e nacionalista pretende contrariar a crescente popularidade dos nacionais bolcheviques.







Para regressar ao blog clique aqui