12/05/2006

Policia britânica convencida de que os serviços federais russos foram autores da morte de Litvinenko.


Policia britânica convencida de que os serviços federais russos foram autores da morte de Litvinenko.
A Policia britânica está convencida de que os serviços federais de segurança russos,autorizaram o envenenamento de Litvinenko.
Segundo os britânicos só agentes do FSB ( ou de outro serviço de segurança estatal) poderiam ter conseguido o polonium utilizado no envenamento de litvinenko .
A substância utilizada para o envenenamento é produzida num reactor nuclear e não se consegue obter sem assistência de serviços estatais.
O homício foi uma operação extremamente complexa que não envolveu ùnicamente uma ou duas pessoas, afirmou uma fonte dos serviços de segurança britânicos.
Segundo funcionários dos serviços de informações um grupo numeroso de agentes russos foi enviado para londres com o objectivo de seguir Litvinenko e de introduzir no país polonium 210.
No verão passado o Parlamento russo aprovou lei antiterrorista que permite aos Serviços de Segurança Russos eliminar inimigos no exterior.
Uma fonte policial britânica afirmou que o tipo de substância utilizada teve como objectivo enviar uma mensagem a eventuais desertores.
A morte por polonium 210 é uma morte lenta, horrível.
As partículas provocam minúsculos oríficios nos tecidos deixando os orgãos crivados de minúsculos orifícios e destruindo as células.


Lugovoy .

Lugovoy viajou de Moscovo para londres em 25 de Outubro.., em 31 de Outubro regressou a Londres ..,encontrou-se com litninenko a 1 de Novembro e viajou de regresso à Rússia a 3 de Novembro.
Vários aviões onde Lugovoy viajou apresentam sinais de radiação.
2 hoteis onde Lugovoy ficou apresentam sinais de radiação.
Lugovoy graduou-se numa escola militar de Moscovo em 1987 e tornou-se agente do KGB.
Em 1992 , 1993 Lugovoy foi vice chefe de agentes encarregue da segurança do Primeiro Ministro Russo, Gaidar.
Lugovoy de seguida pertenceu à segurança de Boris Berezovsky .
Foi aí que conheceu litvinenko.
Em 2001 Lugovoy foi acusado de ter organizado a fuga de um preso porém só foi condenado a um ano e dois meses de prisão e como já estava preso hà esse tempo foi mandado em liberdade.
A seguir lugovoy tornou-se empresário de sucesso.
A sua empresa hoje vale mais de 100 milhões de dolares
Segundo o próprio Lugovoy durante anos este não teve contacto com Litvinenko.
No ano passado segundo Lugovoy, litvinenko contacta-o .
A partir daí Lugovoy encontra-se várias vezes com Litvinenko.
Os Serviços Federais russos nunca colocam qualquer obstáculo às reuniões de Lugovoy com Litvinenko, não obstante o facto de Litvinenko ser um inimigo declarado de Putin.
Esse facto é estranho.
Em 2002 outro ex agente do FSB que também contactava com Litninenko foi avisado de que não o devia fazer.



Elementos da Scotland Yard chegam a Moscovo


9 Elementos da Scotland Yard entretanto chegaram a Moscovo para entrevistar cidadãos russos .
Dias atrás as autoridades russas afirmaram que cooperariam com as autoridades britânicas na investigação sobre a morte de litvinenko.
Hoje porém o procurador Geral da Rússia afirmou que quem conduziria as investigações na Rússia seriam agentes Russos.
“ De acordo com as práticas internacionais seremos nós que conduziremos as investigações em território russo “ .-Afirmou o Procurador Geral.
“ Seremos nós que faremos os interrogatórios. Os investigadores britânicos podem ùnicamente estar presentes .....; É claro que os britânicos têm de nos pedir licença para conduzirem entrevistas com cidadãos russos . Poderemos ou não dar essa licença “ – Afirmou ele.
O Procurador Geral afirmou também que a ter lugar julgamento esse teria de ser feito por tribunal russo.
Quando à extradição de suspeitos o procurador Geral disse que essa possibilidade não se punha já que os britânicos não haviam acusado formalmente ninguém.


Trespashin não poderá ser entrevistado pelos agentes britânicos.


A Semana passada , numa carta , o Ex Agente do KGB trespashkin que se encontra preso numa prisão nos Urais ,afirmou numa carta que havia avisado Litvinenko em 2002 de que os Serviços Secretos russos haviam formado grupo para o assassinar.
As autoridades britânicas mostraram interesse em entrevistar Treshpashkin .
A advogada de Treshpaskin afirmou que este estaria pronto a cooperar com as autoridades britânicas.
“ Treshpashkin afirmou que possue informação que pode lançar luz no assassinato de Litvinenko e ele está pronto a falar “ – Afirmou segunda feira em moscovo , a advogada de Treshpashkin , Yelena Liptser.
O Procurador Geral Russo porém , esta Terça Feira, afirmou : “ Do local onde se encontra o que pode treshpaskin saber sobre o caso ? “.
O Procurador Geral negou que as autoridades britânicas tivessem requerido entrevistar treshpaskin.
As autoridades prisionais russas recusaram possibilidade de encontro entre treshpashkin e os britânicos.

ACTUALIZAÇÃO 6 de Dezembro de 2006
8 50

Segundo o times de Londres o procurador geral da rússia negou que o Polonium pudesse ter vindo da Russia e afirmou que uma investigação formal só seria aberta se a Grã Bretanha fornecesse provas concretas
de que o polonium havia vindo da Rússia.


Lugovoy , uma das personagens que os britânicos desejavam entrevistar deu entretanto entrada num hospital em Moscovo e é bem possível que não esteja disponível para ser contactado pelos britânicos.
De qualquer forma os interrogatórios de cidadãos russos terão de ser feitos pelas autoridades russas , referiu o procurador Geral.

Quanto a agentes do FSB..., o procurador Russo excluiu a possibilidade dos polícias britânicos poderem entrevistar agentes do Serviço Federal Russo.

Ainda de acordo com o Times as autoridades Russas só estarão prontas a colaborar se Boris Berezovsky e outros fossem extraditados para a Rússia.



Para regressar ao meu Jornal clique aqui