10/05/2006

Brigada Polícia suspensa


Residentes afastam-se do sítio onde um carro bomba explodiu quando o carro do Ministro da Indústria do Iraque passava no local( Reuters)


Uma explosão violenta ocorreu quando a caravana do ministro da indústria percorria as ruas de Baghdad.
16 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesse ataque que destruiu também 2 prédios de apartamentos.

Brigada da polícia suspensa

As autoridades do iraque retiraram de serviço uma brigada de 700 policias na sua maior acção de combate à infiltração de milicias nas forças de segurança.

Embora no passado tenham sido tomadas medidas disciplinares contra membros individuais das forças de segurança, esta foi a primeira vez que uma brigada é suspensa.
A Brigada suspensa estava encarregue da manutenção da ordem numa zona de baghdad de maioria Xiita , onde foram raptados 24 trabalhadores de uma fábrica de produtos congelados, dias atrás.

Horas depois foram encontrados os corpos de 7 dos raptados.

Politicos sunitas acusaram a policia de ter deixado os raptores escapar .

O brigadeiro Abdul-Karim Khalaf, porta voz do ministério do interior afirmou que a brigada havia sido suspensa porque não havia respondido suficientemente rápido ao rapto os trabalhadores shiitas .
O mais alto porta voz militar norte americano no iraque , o general William B. Caldwell afirmou por seu lado que a brigada policial na àrea havia sido suspensa e estava a ser retreinada.

O General afirmou também que alguns elementos dessa unidade estavam a ser investigados e os que tivessem laços com as milicias seriam expulsos.
" O Governo do Iraque foi claro. Se 70% da unidade fosse demitida o governo do iraque aceitaria a decisão " - afirmou o general Caldwell.

Existem provas de que ouve cumplicidade no sentido de deixar os esquadrões da morte moverem-se livemente- Afirmou o General.


Os militares norte americanos parecem ter tido papel determinante na suspensão da brigada em questão.

O General Caldwell afirmou que durante uma avaliação de cada uma das brigadas de policia iraquiana feita no Verão pelos militares nortes americanos, haviam sido detectados problemas nessa brigada.


A decisão de suspender a brigada de policia havia sido tomada pelo ministério do Interior Terça Feira afirmou o Porta Voz militar Norte Americano.

Ofensiva para combater a violência

Durante o mês passado as tropas americanas têm vindo a prender elementos das milicias na capital , como parte de uma ofensiva contra a violência na capital iniciada no inicio de Agosto.

Como parte de uma tentativa para fazer parar a violência sectária e os ataques dos insurrectos as forças americanas têm vindo a deslocar-se de bairro em bairro , procurando armas, e ao mesmo tempo realizando pequenos trabalhos tais como electrificação de residências.


Segunda feira passada o primeiro ministro Mahlik anunciou um novo plano com o objectivo de fazer parar a violência .

Plano Para Pacificar Baghdad

Segundo o plano a nível de bairro seriam criadas comissões de sunitas e shiitas por forma a combater a radicalização de ambos os grupos
Clique aqui para voltar à página inicial do meu jornal