10/26/2006

Afirmam testemunnhas Afegãs : Mais de meia centena de mortos civis em ataque da NATO




Afegãos caminham perto de ovelhas mortas durante ataque da Nato , 26 de Outubro de 2006 na provincia de Kandahar .Bombardeamentos da Nato durante a noite fizeram mais de meia centena de mortos 2 dias antes, terça feira 24 de outubro , afirmaram lideres locais.

Líderes locais afirmaram que um bombardeamento da Nato ,Terça Feira passada , provocou a morte de Dezenas de civis a maior parte deles mulheres e crianças.
O ataque teve lugar na provincia de Kandahar no dia em que se comemorava o fim do Ramadão .
A Nato afirmou que havia morto 48 Taliban em combates na provincia de Kandahar mas recebeu também relatos de que teriam existido baixas civis.
Visitanto os feridos no hospital o Lider tribal Naik Mohamed afirmou que 60 civis haviam morrido e 25 casas haviam ficado destruídas em 4 ou 5 horas de bombardeamentos.
" Era de noite. Talvez por isso eles não sabiam o que estavam a bombardear" -Afirmou um membro da assembleia provincial.
O Presidente Karzaih dias atrás apelou a que as forças tivessem a maior cautela para não provocar vitimas civis entre a população afegã.
Este é o ano mais sangrento desde a a queda dos Taliban em 2001.
As autoridades do Paquistão assinaram acordo com os Pastun as tribos onde habitam as populações de onde os Taliban se originam.
Segundo o acordo as tropas do Paquistão retiraram da Zona .
Este ano já morreram cerca de 3000 Taliban e 150 soldados da NATO foram mortos no conflito.
Na Mensagem de fim do Ramadão o Líder dos Taliban Mullah Omar afirmou que o grupo prepara mais ataques com suicidas bombistas.
Um lider Taliban afirmou à BBC que os Taliban preparavam ataques com 6 suicidas em simultâneo.
" Até agora só vistes ataques suicidas individuais. mas no futuro podereis ver ataques com 6 suicidas "- Afirmou Hajji Mullah Wahid Ullah à BBC.





Jornal Alemão publica fotos Choque


Entretanto na sua edição de Ontem o Jornal Alemão Bild publica fotos onde se podem ver soldados alemães no afeganistão exibindo caveiras humanas.
Na primeira página o jornal alemão publica título :
Fotos Choque de Tropas Alemãs.
As fotos teriam sido tiradas em 2003.
3000 soldados alemães estão estacionados no afeganistão.
A Chanceler Alemã Merkel reagiu afirmando que as fotos são chocantes e horríveis e ordenando uma investigação para identificar os soldados alemães envolvidos no episódio.
O Procurador Geral afirmou que um soldado já havia sido identificado.