10/26/2006

Raid Contra Poderoso Chefe Milicia Faz 5 Mortos em Baghdad



Os caixões de mortos num raid conjunto de forças especiais Iraquianas e aviação norte americana são colocados em veículos , no funeral das vitimas.



Raid Na Cidade de Sadr.

Elementos da milicia exercito do Mahdi têm sido acusadas pelos sunitas de estar envolvidos em esquadrões da morte.
Porta vozes do exercito americano têm afirmado que a violência no Iraque não diminuirá enquanto as milicias privadas não forem desarmadas.
O Primeiro Ministro do Iraque porém ainda não deu autorização para forças americanas entrarem na cidade de Sadr em busca de armas.
A cidade de Sadr , uma zona de Baghdad com 2 milhões de habitantes, é o bastião do exercito do Mahdi, em Baghdad.
Em várias ocasiões porém o exercito do Mahdi e forças americanas , ou Iraquianas têem-se chocado.
Quinta Feira passada forças especiais iraquianas com apoio aéreo norte americano entrataram na cidade de Sadr para prender um comandante de um esquadrão da morte shiita , afirmaram fontes norte americanas.
A acção policial desencadeou forte tiroteio.
Homens vestidos de negro, a forma de elementos do exercito do mahdi se vestirem , foram vistos a dirigirem-se para o local dos confrontos o que parece indicar que as milicias de Al Sadr estiveram envolvidas no tiroteio.
Um dia após o raid das forças especiais Iraquianas e norte americanas à cidade de Sadr o Primeiro Ministro do Iraque afirmou que não havia tido conhecimento antecipado do Raid.
A recusa do Primeiro Ministro do Iraque em deixar as tropas americanas investir contra as milicias do exercito do mahdi , na opinião de muitos, deve-se ao facto destasmilicias serem controladas por Al Sadr que tem 30 deputados Shiitas no Parlamento.
O Primeiro Ministro do Iraque deve a sua nomeação ao apoio de Al Sadr.


Primeiro Ministro do Iraque Desmente Embaixador Americano


Dia 24 de Outubro , em Baghdad , o embaixador americano no Iraque afirma que o Governo do País havia concordado num plano que deveria estar concluido dentro de 12 meses.
Esse plano incluiria uma emenda à constituição, uma lei sobre os recursos petroliferos do pais , e o desmantelamento de milicias partidárias.
Um dia mais tarde porém o Primeiro Ministro Malik desmentiu existir o referido plano.
"afirmo que este Governo representa a vontade do povo e ninguém tem direito de lhe impôr planos ".
Clique aqui para regressar ao meu jornal